Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Psicologia da Educação

Áreas de interesse

Psicologia do desenvolvimento e Psicologia da aprendizagem. Formação de professores. Identidade e Aprendizagem. Aprendizagem da Estatística, Relações Escola- Família. Educação para a cidadania.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Carvalho, C., & Conboy, J. (2013). Desenvolvimento cognitivo e da linguagem. In F Veiga (Eds.), Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação. Envolvimento dos Alunos na Escola (pp. 67-121). Lisboa: Climepsi Editores.

Carvalho, C., & Solomon, Y. (2012). Supporting statistical literacy: What do culturally relevant/realistic tasks show us about the nature of pupil engagement with statistics? International Journal of Educational Research, 55, 57–65.

Fernandes J., Carvalho, C., & Correia, P. (2011). Contributos para a caracterização do ensino da estatística nas escolas. Bolema 24(39), 585-606.

Jacobbe, T., & Carvalho, C. (2011). Teachers’ understanding of averages. In C. Batanero, G. Burrill & C. Reading (Eds.), Teaching statistics in school mathematics- Challenges for teaching and teacher education: A Joint ICMI/IASE Study (pp. 211-221). New York, NY: Springer.

Fernandes. J., Carvalho, B., & Carvalho, C. (2010). O Trabalho Colaborativo Como Meio de Desenvolver o Conhecimento Didáctico de Duas Professoras em Combinatória. Educação Matemática e Pesquisa, 12(1), 43-74.

Freire, S., Carvalho, C., Freire, A., Azevedo, M., & Oliveira, T. (2009). Identity construction through schooling: listening to students’ voice. European Educational Research Journal 8(1), 80-88.

Fernandes, J. A., Carvalho, C., & Ribeiro, S. (2007). Caracterização e implementação de tarefas de estatística: Um estudo no 7º ano de escolaridade. ZetetiKé, 15(2), 27-41.

Neves, M. C., & Carvalho, C. (2006). A Importância da Afectividade na Aprendizagem da Matemática em Contexto Escolar. Um Estudo de Caso com Alunos do 8º Ano. Análise Psicológica, 24(2), 201-215.

Carvalho, C., & Fernandes, J. A. (2005). Revisitando o Conceito de Probabilidade com um olhar da Psicologia. Quadrante, XIV(2), 71-88.

Carvalho, C. (2005). Comunicações e interacções sociais nas aulas de Matemática. In A. Nacarato, & C. Lopes (Eds.), Escritas e Leituras na educação Matemática (pp. 15-34). Belo Horizonte (Brasil): Autêntica.