Área e Grupo de Investigação e Ensino

Didática / Didática das Ciências

Áreas de interesse

Desenvolvimento profissional dos professores. Didática das ciências. Educação para a saúde. As narrativas como metodologia de investigação.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Galvão, C., & Ponte, J. P. (2018). Os mestrados em ensino no contexto atual da formação de professores em Portugal. In C. Galvão, & J. P. Ponte (Orgs.), Práticas de formação inicial de professores: participantes e dinâmicas (pp. 13-24). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Disponível em http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/praticas-formacao-inicial-professores-participantes-dinamicas

Galvão, C., Baptista, M., & Conceição, T. (2017).International science education projects for context based learning. In L. Leite, L. Dourado, A. Afonso & S. Morgado (Eds.), Contextualizing teaching to improve learning. The case of science and Geography (pp. 201-222). New York: Nova science Publishers.

Galvão, C., Faria, C., Freire, S.,& Baptista, M. (2017). Curriculum conception, implementation and evaluation: an experience. In B. Akpan (Ed.), Science Education: A Global Perspective (pp. 253-272). Switzerland: Springer.

Galvão, C., Freire, S., Faria, C., Baptista, M., & Reis, P. (2017). Avaliação do Currículo das Ciências Físicas e Naturais: Percursos e interpretações. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Disponível em http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/avaliacao-curriculo-ciencias-fisicas-e-naturais-percursos-interpretacoes

Galvão, C., Faria, C., Gonçalves, C., Baptista, M. (2016). Atividades investigativas e avaliação das aprendizagens. O contributo do projeto internacional SAILS. Lisboa: Instituto de Educação da universidade de Lisboa.

Faria, C., Freire, S., Baptista, M. & Galvão, C. (2014): The Construction of a Reasoned Explanation of a Health Phenomenon: An analysis of competencies mobilized, International Journal of Science Education, 36(9), 1476-1490. doi: 10.1080/09500693.2013.783723

Faria, C., Freire, S., Galvão, C., Reis, P., & Figueiredo, O. (2014). “Como trabalham os cientistas?” Potencialidades de uma atividade de escrita para a discussão acerca da natureza da ciência nas aulas de ciências. Ciência & Educação, 20(1): 1-22. doi: 10.1590/1516-731320140010002

Freire, S., Faria, C., Galvão, C., Reis, P. (2013). New Curricular Material for Science Classes: How Do Students Evaluate It?. Research in Science Education, 43(1), 163 – 178. doi: 10.1007/s11165-011-9247-0

Almeida, P., Figueiredo, O., & Galvão, C. (2012). A argumentação em tarefas de manuais escolares portugueses de biologia e geologia. Investigações em Ensino de Ciências, 17(3), 571-591.

Faria, C., Freire, S., Galvão, C., Reis, P., & Baptista, M. (2012). Students at risk of dropping out: How to promote their engagement with the school science? Science Education International, 23(1), 20-39.