Área e Grupo de Investigação e Ensino

Didática / Didática das Ciências

Áreas de interesse

Desenvolvimento profissional dos professores. Didática das ciências. Educação para a saúde. As narrativas como metodologia de investigação.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Galvão, C., Faria, C., Freire, S., & Baptista, M. (2017). Curriculum conception, implementation and evaluation: an experience. In B. Akpan (Ed.), Science Education: A Global Perspective (pp. 253-272). Switzerland: Springer.

Galvão, C., Faria, C., Gonçalves, C., & Baptista, M. (2016). Atividades investigativas e avaliação das aprendizagens. O contributo do projeto internacional SAILS. Lisboa: Instituto de Educação da universidade de Lisboa.

Novais, R. M., Galvão, C., & Fernandez, C. (2016). Um estudo sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo de ” cinética enzimática ” de um professor do Ensino Superior por meio das suas narrativas. REEC-Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, 15(1), 53-78.

Antunes, M., & Galvão, C. (2015). Manuais escolares de Ciências Naturais de 8º ano em Portugal e estrutura conceptual do PISA 2006. Revista Portuguesa de Educação, 27(2), 57-81.

Faria, C., Freire, S., Baptista, M., & Galvão, C. (2014): The Construction of a Reasoned Explanation of a Health Phenomenon: An analysis of competencies mobilized, International Journal of Science Education. doi: 10.1080/09500693.2013.783723

Meirinho, S., & Galvão, C. (2014). Processo de supervisão em jardim-de-infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional. Revista Portuguesa de Educação, 27(2), 57-81.

Galvão, C. Reis, P., Freire. S., & Faria, C. (2011). Ensinar Ciências – Aprender Ciências. O contributo do Projeto Internacional PARSEL para tornar a Ciência relevante para os alunos. Porto: Porto Editora e Instituto de Educação.

Galvão, C. (2006). Ciência na literatura e literatura na ciência. Interacções, 2(3), 32-51. Disponível em: http://nonio.eses.pt/interaccoes/index.htm.

Galvão, C., Reis, P., Freire, A. M., & Oliveira, M.T. (2006). Avaliação de competências em Ciências. Sugestões para professores do ensino básico e do ensino secundário. Lisboa: ASA

Galvão, C. (2005). Narrativas em Educação [Narratives in Education]. Ciência & Educação, 11(2), 327-345.