Cláudia Barreiros Macedo de Faria Investigadora Principal

Professora Auxiliar Convidada e Investigadora Principal

Área e Grupo de Investigação e Ensino

Didática / Didática das Ciências

Áreas de interesse

Educação em Ciência. Aprendizagem das ciências em contextos formal e informal. Ecologia Marinha.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Faria, C., Boaventura, D., Gaspar, R., Guilherme, E., Freire, S., Chagas, I., & Galvão, C. (2015). Era uma vez o mar…O mar como recurso educativo para o 1º ciclo: O contributo do projeto iLit. [Ebook], Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Faria, C., Freire, S., Baptista. M., & Galvão, C. (2014). The construction of a reasoned explanation of a health phenomenon: an analysis of competencies mobilized. International Journal of Science Education, 36(9), 1476-1490. doi: 10.1080/09500693.2013.783723

Faria, C., & Chagas, I. (2013). Investigating school guided-visits to an Aquarium: what role for science teachers? International Journal of Science Education. Part B: Communication and Public Engagement, 3(2), 159-174, doi: 10.1080/09500693.2012.674652

Boaventura, D., Faria, C., Chagas, I., & Galvão, C. (2013). Promoting science outdoor activities for elementary school children: Contributions from a research laboratory. International Journal of Science Education, 35(5), 796-814. doi: 10.1080/09500693.2011.583292

Freire, S., Faria, C., Galvão, C., & Reis, P. (2013). New Curricular Material for Science Classes: How Do Students Evaluate It?. Research in Science Education, 43(1), 163-178.

Galvão, C., Faria, C., Freire, S., & Baptista, M. (2013). Curriculum conception, implementation and evaluation: an experience. In B. Akpan (Ed.). Science Education: A Global Perspective (pp. 228-252). ICASE.

Faria, C., Chagas, I., Machado, A., & Sousa, J. (2012). A science teacher education course in a science centre: a successful strategy to empower teachers to master museum resources exploration? Electronic Journal of Science Education, 16(2), 1-13.

Faria, C., Pereira, G., & Chagas, I. (2012). D Carlos de Bragança, a pioneer of experimental marine oceanography: filling the gap between formal and informal science education. Science and Education, 21(6), 813-826. doi: 10.1007/s11191-010-9239-x

Faria, C., Freire, S., Galvão, C., Reis, P., & Baptista, M. (2012). Students at risk of dropping out: How to promote their engagement with school science? Science Education International, 23(1), 20-39.

Reis, P., Faria, C., Galvão, C., & Freire, S. (2011). Ligação Escola-Universidade: uma experiência de colaboração promotora do desenvolvimento profissional dos professores. In C. M. Guimarães, P. G. R. Reis, A. Akkari, & A. A. Gomes (Eds.) Formação e Profissão docente (pp. 60-79). São Paulo (Brasil): UNESP: Junqueira & Marin Editores.