Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação / Política e Administração Educacional

Áreas de interesse

Transnacionalização das políticas educativas. [the trans-nationalization of education policies]
Gestão e a avaliação das organizações escolares. [school management and evaluation]
Processos de liderança e práticas de desenvolvimento organizacional. [leadership processes and organizational development practices]

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Carvalho, L. M., & Costa, E. (2017). The praise of mutual surveillance in Europe. In R. Normand, & J.-L. Derouet (Eds.), A European Politics of Education: Perspectives from sociology, policy studies and politics (pp. 53-72). Oxford, UK: Routledge.

Costa, E., & Almeida, M. (2016). Formação-ação e autoavaliação de escolas: um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores, Educação. Sociedade & Culturas, 47,  73-93.  Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/308022603_FORMACAO_ACAO_E_AUTOAVALIACAO_DE_ESCOLAS_Um_contributo_para_o_desenvolvimento_organizacional_e_profissional_dos_professores

Afonso, N., & Costa, E. (2014). Knowledge moves: Regulation and the evaluation of Portuguese schools. In R. Freeman, & S. Sturdy (Eds.), Knowledge in Policy: Embodied, inscribed, enacted. Studies of health and education in Europe (pp. 43-60). UK: Policy Press.  Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/11856

Carvalho, L. M., & Costa, E. (2014a). Seeing education with one’s own eyes and through PISA lenses: considerations of the reception of PISA in European countries. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 36(4), 1-9. doi: 10.1080/01596306.2013.871449. Disponível em:
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/11857/1/Discourse_.pdf

Carvalho, L.M., & Costa, E. (2014b). Os políticos e o PISA: entre a adesão segura e a recepção activa. Propuesta Educativa, 23(41), 46-54. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/266146298_Os_politicos_e_o_PISA_entre_a_adesao_segura_e_a_recepcao_activa_Propuesta_Educativa_Ano_23_Nro_41_46-54

Carvalho, L. M., & Costa, E., & Afonso, N. (2013). Espaces, acteurs et modalités de l’hybridité politique. Le cas de la construction d’un modèle pour l’évaluation externe des écoles au Portugal dans la première décennie du siècle.  Spirale – Revue de Recherches en Éducation, 51, 15-29. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/261367375_CARVALHO_LM_COSTA_E_AFONSO_N_2013_Espaces_acteurs_et_modalites_de_l%27hybridite_politique_Le_cas_de_la_construction_d%27un_modele_pour_l%27evaluation_externe_des_ecoles_au_Portugal_dans_la_premiere_decennie

Afonso, N., & Costa, E. (2012). Les politiques d’évaluation des écoles. Le cas du Portugal. Recherches sociologiques et anthropologiques, 43(2), 53-75. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/261367446_Les_politiques_d%27evaluation_des_ecoles_Le_cas_du_Portugal_Recherches_sociologiques_et_anthropologiques_43_2_53-75

Costa, E., & Kiss, A. (2011). Dealing with opposition: uncomfortable moments in research. European Educational Research Journal, 10(2), 242-251. doi:10.2304/eerj.2011.10.2.242 . Disponível em:
http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5519

Afonso, N., & Costa, E. (2011). Avaliação externa das escolas: um instrumento de regulação baseado no conhecimento (pp. 155-189). In J. Barroso, & N. Afonso (Org.). As políticas educativas em Portugal: mobilização de conhecimento e modos de regulação. Fundação Manuel Leão. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/261438417_AFONSO_N_COSTA_E_2011_Avaliacao_externa_das_escolas_um_instrumento_de_regulacao_baseado_no_conhecimento_pp_155-189_In_J_Barroso_N_Afonso_Org_As_politicas_educativas_em_Portugal_mobilizacao_de_conhecim

Costa, E., & Afonso, N. (2009). Os instrumentos de regulação baseados no conhecimento: o caso do PISA. Educação e Sociedade, Campinas, 30(109), 1037-1055. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5520