Grupo de Investigação

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Políticas educativas e processos de regulação. Avaliações internacionais de larga escala. PISA. Gestão, avaliação e liderança das Organizações Escolares.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Costa, E., & Baptista, M. (2024). Reframing Schools: What Has Been Learned and Remains in the Post-COVID-19 Period, In F. M. Reimers (Ed.), Schools and Society During the COVID-19 Pandemic, (pp. 149-167). Springer Nature. https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-42671-1_8

Costa, E., & Carvalho, L.M. (2023). Framing School Governance and Teacher Professional Development Using Global Standardized School Assessments. Education Sciences, 13, 873, 1-18. https://doi.org/10.3390/educsci13090873

Campos, D., & Costa, E. (2023). O papel do conhecimento na construção e na promulgação de uma política pública: o caso da avaliação externa das escolas em Portugal. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 31(119), 1-27. https://doi.org/10.1590/S0104-40362023003103347

Costa, E., Baptista, M., & Carvalho, C. (2022). The Portuguese educational policy to ensure equity in learning in times of crises. In F. M. Reimers (Ed.), Primary and Secondary education during COVID-19. Disruptions to Educational Opportunity During a Pandemic (203-225). Springer. https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-81500-4_8

Carvalho, L. M., Costa, E., & Almeida, M. (2021). Recontextualization of improvement-oriented policies in Portugal: the case of the pilot project for pedagogical innovation (2016-2019).International Journal of Educational Research, 110, 101865. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2021.101865

Costa, E., & Almeida, M. (2020) (Coord.).Autonomia, regulação e autoavaliação da escolahttp://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/autonomia-e-autoavaliacao-da-escola-analise-de-processos-de-regulacao

Carvalho, L. M., Costa, E., & Sant’Ovaia, C. (2020) Depicting the faces of results-oriented regulatory processes in Portugal: National testing in policy texts. European Educational Research Journal, 19(2), 125–141. https://doi.org/10.1177%2F1474904119858799

Sant’Ovaia, C., & Costa, E. (2020). Os testes nacionais como instrumento de ação pública no sistema educativo português: processos de “problematização” e de “preconização”. Currículo sem Fronteiras, 20(1), 171-189. http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n1.10

Costa, E., Almeida, M., Pinho, A.S., & Pipa, J. (2019). School leaders’ insights on beginning teachers’ induction in Belgium, Finland and Portugal. Eurasian Journal of Educational Research, 81, 57-78. https://dergipark.org.tr/en/pub/ejer/issue/45577/572921

Carvalho, L.M., Costa, E., & Gonçalves, C. (2017). Fifteen years looking at the mirror: On the presence of PISA in education policy processes (Portugal, 2000-2016). European Journal of Education, 52, 154–166. https://doi.org/10.1111/ejed.12210