Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia  / Psicologia da Educação

Áreas de interesse

Psicologia da educação. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Formação de professores. Desenvolvimento psicossocial. Educação para a Paz. Violência na escola. Direitos Humanos. Sobredotação. Envolvimento dos alunos na escola, Educação e ética.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Lam, S-f., Jimerson, S., Hyeonsook, S., Cefai, C., Veiga, F. H., Hatzichristou, C., et al., (2016). Cultural universality and specificity of student engagement in school: The results of an international study from 12 countries. British Journal of Educational Psychology, 86(1), 137-153. doi/10.1111/bjep.12079/full. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/

Veiga, F. H. (2016). Assessing student Engagement in School: Development and validation of a four-dimensional scale. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 813-819. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.02.153

Veiga, F. H., & Leite, A. (2016). Adolescents’ Self-concept Short Scale: A version of PHCSCS. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 631-637. Disponível em: http://doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.02.079dx.

Veiga, F. H., García, F. Reeve, J., Wentzel, K., & García, Ó. (2015). When Adolescents with High Self-Concept Lose their Engagement in School. Revista de Psicodidáctica, 20(2), 305-320. Disponível em: http://www.ehu.eus/revista-psicodidactica.

Lam, S-f., Jimerson, J.,Wong, B., Kikas, E., Shin, H., Veiga, F. H., Hatzichristo, C., Polychroni , F., Cefai, C., Negovan, V., Stanculescu, E., Yang, H., Liu, Y., Basnett, J., Duck, R., Farrell, P., Nelson, B., & Zollneritsch, J. (2014). Understanding and Measuring Student Engagement in School: The Results of an International Study From 12 Countries. School Psychology Quarterly, 29(2), 213-232. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1037/spq0000057

Lam, S.-f., Jimerson, S., Kikas, E., Cefai, C., Veiga, F. H., Nelson, B., Hatzichristou, C., Polychroni, F., Basnett, J., Duck, R., Farrell, P., Liu, Y., Negovan, V., Shin, H., Stanculescu, E., Wong, B., Yang, H., & Zollneritsch, J. (2012). Do girls and boys perceive themselves as equally engaged in school? The results of an international study from 12 countries. Journal of School Psychology, 50, 77-94. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/5789

Veiga, F. (Org.) (2013). Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação — Envolvimento dos Alunos na Escola. Lisboa: Climepsi Editora. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/10133

Veiga, F. H. (2012). Transgressão e Autoconceito dos Jovens na Escola (3ª Edição, revista e aumentada). Lisboa: Editora Fim de Século. Disponível em: http://www.wook.pt/ficha/transgressao-e-autoconceito-dos-jovens-na-escola/a/id/12640875

Veiga, F. H., García, F., Neto, F., & Almeida, L. (2009). The Differentiation and Promotion of Students´Rights in Portugal. School Psychology International, 30(4), 421-436. Disponível em: http://spi.sagepub.com/content/30/4/421.abstract

Veiga, F. H. (2007). Indisciplina e Violência na Escola: Práticas Comunicacionais para Professores e Pais (3ª Edição, revista e aumentada). Coimbra: Almedina. Disponível em: http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=4649