Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia  / Psicologia da Educação

Áreas de interesse

Psicologia da educação. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Formação de professores. Desenvolvimento psicossocial. Educação para a Paz. Violência na escola. Direitos Humanos. Sobredotação. Envolvimento dos alunos na escola, Educação e ética.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Veiga, F. H. (2018). Ensino na Escola: Perspetivas da Psicologia da Educação. In Feliciano H. Veiga (Coord.) (2018), pp. 1-41. O Ensino na Escola de Hoje: Teoria, Investigação e Aplicação. Lisboa: Climepsi Editores.

Lam, S-f., Jimerson, S., Hyeonsook, S., Cefai, C., Veiga, F. H., Hatzichristou, C., et al., (2016). Cultural universality and specificity of student engagement in school: The results of an international study from 12 countries. British Journal of Educational Psychology, 86(1), 137-153. doi: https://dx.doi.org/10.1111/bjep.12079.

Veiga, F. H. (2016). Assessing student Engagement in School: Development and validation of a four-dimensional scale. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 813-819. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.02.153.

Veiga, F. H., & Leite, A. (2017). Atitudes dos Jovens face a si Próprios e Envolvimento na Escola: Um Estudo com Alunos do Sistema de Aprendizagem. Revista Electrónica de Investigación Psicoeducativa y Psicopedagógica, 5, 56-64. doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2295.

Veiga, F. H., García, F. Reeve, J., Wentzel, K., & García, Ó. (2015). When Adolescents with High Self-Concept Lose their Engagement in School. Revista de Psicodidáctica, 20(2), 305-320. doi: https://dx.doi.org/10.1387/RevPsicodidact.12671.

Lam, S-f., Jimerson, J.,Wong, B., Kikas, E., Shin, H., Veiga, F. H., Hatzichristo, C., Polychroni , F., Cefai, C., Negovan, V., Stanculescu, E., Yang, H., Liu, Y., Basnett, J., Duck, R., Farrell, P., Nelson, B., & Zollneritsch, J. (2014). Understanding and Measuring Student Engagement in School: The Results of an International Study From 12 Countries. School Psychology Quarterly, 29(2), 213-232. doi: http://dx.doi.org/10.1037/spq0000057.

Lam, S.-f., Jimerson, S., Kikas, E., Cefai, C., Veiga, F. H., Nelson, B., Hatzichristou, C., Polychroni, F., Basnett, J., Duck, R., Farrell, P., Liu, Y., Negovan, V., Shin, H., Stanculescu, E., Wong, B., Yang, H., & Zollneritsch, J. (2012). Do girls and boys perceive themselves as equally engaged in school? The results of an international study from 12 countries. Journal of School Psychology, 50, 77-94. Disponível em http://hdl.handle.net/10451/5789.

Veiga, F. (Org.) (2013). Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação — Envolvimento dos Alunos na Escola. Lisboa: Climepsi Editora. Disponível em http://hdl.handle.net/10451/10133.

Veiga, F. H. (2012). Transgressão e Autoconceito dos Jovens na Escola (3ª Edição, revista e aumentada). Lisboa: Editora Fim de Século.

Veiga, F. H., García, F., Neto, F., & Almeida, L. (2009). The Differentiation and Promotion of Students´Rights in Portugal. School Psychology International, 30(4), 421-436. Disponível em http://spi.sagepub.com/content/30/4/421.abstract.