Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia  / Psicologia da Educação

Áreas de interesse

Psicologia da educação. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Formação de professores. Desenvolvimento psicossocial. Educação para a Paz. Violência na escola. Direitos Humanos. Sobredotação. Envolvimento dos alunos na escola, Educação e ética.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Veiga, F. H., García, Ó., & García, F. (2019). Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceptualização, Avaliação e Promoção. In F. H. Veiga (Coord.), Psicologia da Educação: Temas de Aprofundamento Científico para a Educação XXI (pp. 37-60). Lisboa: Climepsi Editores.

Prata, M. J., Festas, I., Oliveira, A., Veiga, F. (2019). The Impact of a Cooperative Method Embedded in a Writing Strategy Instructional Program on Student Engagement in School. Revista de Psicodidáctica, 24(2), 145-153. doi:10.1016/j.psicoe.2018.12.001

Martínez, I., Garcia, F., Fuentes, M., Veiga, F., Garcia, O., Rodrigues, Y., Cruise, E., & Serra, E. (2019). Researching Parental Socialization Styles across Three Cultural Contexts: Scale ESPA29 Bi-Dimensional Validity in Spain, Portugal, and Brazil. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16(2), 197. MDPI AG. doi:10.3390/ijerph16020197

Karimy, M., Fakhri, A., Vali, E., Vali, F., Veiga, F., Stein, A., & Araban, M. (2018). Disruptive behavior scale for adolescents (DISBA): development and psychometric properties. Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health, 12. doi:10.1186/s13034-018-0221-8

Festas, M. I., Prata, M. J., Oliveira, A. L., & Veiga, F. (2018). Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita. Educação e Pesquisa, 44, e183430.

Veiga, F. H., Robu, et al. (2016). Students’ engagement in school and family variables: A literature review. Estudos de Psicologia, 33(2), 187-197.

Lam, S-f., Jimerson, S., Hyeonsook, S., Cefai, C., Veiga, F. H., Hatzichristou, C., et al., (2016). Cultural universality and specificity of student engagement in school: The results of an international study from 12 countries. British Journal of Educational Psychology, 86(1), 137-153. doi:10.1111/bjep.12079

Veiga, F. H., García, F. Reeve, J., Wentzel, K., & García, Ó. (2015). When Adolescents with High Self-Concept Lose their Engagement in School. Revista de Psicodidáctica, 20(2), 305-320. doi:10.1387/RevPsicodidact.12671

Lam, S-f., Jimerson, J.,Wong, B., Kikas, E., Shin, H., Veiga, F. H., Hatzichristo, C., Polychroni , F., Cefai, C., Negovan, V., Stanculescu, E., Yang, H., Liu, Y., Basnett, J., Duck, R., Farrell, P., Nelson, B., & Zollneritsch, J. (2014). Understanding and Measuring Student Engagement in School: The Results of an International Study From 12 Countries. School Psychology Quarterly, 29(2), 213-232. doi:10.1037/spq0000057

Veiga, F. (Org.) (2013). Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação — Envolvimento dos Alunos na Escola. Lisboa: Climepsi Editora. Disponível em http://hdl.handle.net/10451/10133.