Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Educação, Tecnologia e Sociedade

Áreas de interesse

Currículo e tecnologias digitais. Tecnologias digitais e inovação de práticas e processos educacionais. Competências digitais de alunos, educadores, professores e formadores. Desenvolvimento profissional de educadores, professores e formadores. Desenho, utilização e avaliação de contextos digitais de aprendizagem: comunidades de prática, ambientes sociais, ambientes personalizados (PLE), portefólios.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Costa, F. (2013). O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores. In M. E. Almeida, & P. Dias (Eds.), Cenários de Inovação na Sociedade Digital. São Paulo, Brasil: Loyola Editora.

Costa, F. (2012). Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Traços, perspectivas de estudo e desafios às instituições educativas. Revista Perspectiva (CED/UFSC). 30(1), 59-75.

Costa, F. (2012). Desenvolvimento curricular e TIC: Do deficit tecnológico, ao defict metodológico. In A. Estrela, & J. Ferreira (Eds.), Revisitar os Estudos Curriculares – Onde estamos e para onde vamos? Lisboa: Secção Portuguesa da AFIRSE.

Costa, F., Rodriguez, C., Cruz, E., & Fradão, S. (2012). Repensar as TIC na Educação. O Professor como Agente Transformador. Lisboa: Santillana.

Costa, F. (2010). Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias. In F. Costa et al., (2010), I Encontro Internacional TIC e Educação: Inovação Curricular com TIC. Lisboa. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (931-936).

Costa, F., & Viseu, Sofia (2008). Action and reflection – nuclear strategies of teacher training for ICT use. The Learning Teacher Journal, 2(2), 27-44.

Costa, F. (2008). A utilização das TIC em contexto educativo. Representações e práticas de professores. (Tese de doutoramento, não publicada). Lisboa: Universidade de Lisboa.

Costa, F. (Coord.) (2008 e 2009). Competências TIC. Estudo de Implementação. Vols. I e II. Lisboa: GEPE-Ministério da Educação.

Costa, F., Peralta, H., & Viseu, S. (Eds.). (2008). As TIC na Educação em Portugal. Concepções e Práticas. Porto: Porto Editora.

Costa, F., & Larajeiro, M. A. (Eds.) (2008). E-portfolio in education. Practices and reflections. Mem Martins: Associação de Professores de Sintra.