Isabel Maria Pestana Ferreira das Neves

Professora Associada com Agregação Aposentada

Área e Grupo de Investigação e Ensino

Didática / Didática das Ciências

Áreas de interesse

Desenvolvimento curricular em ciências. Desempenho e desenvolvimento profissional dos professores. Contextos sociais da sala de aula e aprendizagem científica.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Morais, A. M., Neves, I. P., Ferreira, S., & Saraiva, L. (2018). A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas. Revista Práxis Educativa, 13(1), 8-32.

Morais, A. M., Neves, I. P., & Ferreira, S. (2018). O currículo nas suas dimensões estrutural e interacional: perspetiva de Basil Bernstein. In J. Pacheco, M. C. Roldão & M. T. Estrela (Orgs.), Estudos de currículo (Cap. I). Porto: Porto Editora.

Morais. A. M., Castro, S., Ferreira, S., & Neves, I. P. (2018). The nature of science in secondary school Geology: studying recontextualising processes. In M. E. Prestes & C. C. Silva (Eds.), Teaching science with context: Historical, Philosophical, and Sociological approaches (Cap. 26). Springer.

Morais, A. M., & Neves, I. P. (2018). The quest for high level knowledge in schools: revisiting the concepts of classification and framing. British Journal of Sociology of Education, 39(3), 261-282.

Morais, A. M., & Neves, I. P. (2016). Vertical discourses and science education: Analyzing conceptual demand of educational texts. In P. Vitale & B. Exley (Eds.), Pedagogic Rights and Democratic Education: Bernsteinian explorations of curriculum, pedagogy and assessment (Cap. 13). Londres: Routledge.

Morais, A. M., & Neves, I. P. (2013). Estudo do posicionamento dos alunos na sua relação com o sucesso escolar.Revista Educação & Realidade, 38(1), 293-318.

Morais, A. M., & Neves, I. P. (2011). Educational texts and contexts that work: Discussing the optimization of a model of pedagogic practice. In D. Frandji, & P. Vitale (Eds.), Knowledge, pedagogy & society: International perspectives on Basil Bernstein’s sociology of education (Cap. 12). Londres: Routledge.

Silva, P., & Neves, I. P. (2007). Power and control in the classroom: Understanding students’ disruptive behaviours. Pedagogies: An International Journal, 2(4), 205-231.

Neves, I. P., & Morais, A. M. (2005). Pedagogic practices in the family socialising context and children’s school achievement. British Journal of Sociology of Education, 26(1), 121-137.

Morais, A. M., Neves, I. P., Davies, B., & Daniels, H. (Eds.). (2001). Towards a sociology of pedagogy: The contribution of Basil Bernstein to research. Nova Iorque: Peter Lang.