Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Educação, Tecnologia e Sociedade

Áreas de interesse

Aprendizagem em Ambientes Educativos com Tecnologias (Tecnologias Móveis e Realidade Aumentada). E-learning e Formação a Distância. Robótica Educativa. Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional dos Professores com TIC. Aprendizagem e Manuais Digitais. 21st Century Skills. Aprendizagem em Comunidades de Prática. Teoria da Atividade. Educação Matemática Crítica.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Matos, J. F., & Pedro, A. (2011). Why should we bother to integrate the pencil in the primary school curriculum? – Demystifying the issue of integrating ICT in the curriculum. International Technology, Education and Development Conference, Valencia. Disponível em: http://www.iated.org/inted2011/publications .

Matos, J. F., & Pedro, N. (2010). Comunidades Educativas em Rede – Volume I. Lisboa: GEPE, Ministério da Educação.

Pedro, N., Soares, F., Matos, J. F., & Santos , M. (2009). Utilização de plataformas de gestão de aprendizagem em contexto escolar – Relatório do Estudo Nacional. DGIDC: Ministério da Educação.

Pedro, N., & Matos, J. F. (2010). Social network analysis como ferramenta de monitorização da comunicação e interacção on-line: o exemplo de uma iniciativa de e-learning no ensino superior. In C. V. Carvalho, R. Silveira, & M. Caeiro (Eds.), TICs Aplicadas para el aprendizaje de la Ingeniería. Sociedad de Educación del IEEE.

Matos, J. F. (2010). Towards a Learning Framework in Mathematics: taking participation and transformation as key concepts. In M. Pinto, & T. Kawasaki (Eds.), Proceedings of the 34th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (vol. 1, pp. 41-59). Belo Horizonte, Brazil: PME.

Pais, A., Fernandes, E., Matos, J., & Alves, A. (2010). Methodology in critical mathematics education: a case analysis. In U. Gellert, E. Jablonka, & C. Morgan, Proceedings of the Sixth International Mathematics Education and Society Conference (pp. 379-388). Free University of Berlin, German.

Pedro, N., Wünsch, L., Pedro, A., & Matos, J. F. (2010). Technologies, innovation and teachers’ professional development: ask the students what today’s teachers need to learn. International Conference on Education, Technology and Innovation (pp. 15-17), Madrid.

Matos, J. F. (2010). Princípios orientadores para o desenho de Cenários de Aprendizagem. Project Learn report. Disponível em: http://nonio.fc.ul.pt/atms/learn/produtos/cenarios/cenariosaprendizagemA.pdf

Matos, J.F., Powell, A., & Sztajn, P. (2008). Mathematics Teachers? Professional Development: processes of learning in and from practice. In D. Ball & R. Even (Eds.), The Professional Education and Development of Teachers of Mathematics (pp. 167-183). Berlin: Springer.

Núñez, R. E., Edwards, L. D., & Matos, J. F. (1999). Embodied Cognition as Grounding For Situatedness and Context in Mathematics Education. Educational Studies in Mathematics, 39, pp. 45-65.