Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Educação, Tecnologia e Sociedade

Áreas de interesse

Formação Inicial de Professores; Ensino da Informática; Didática da Informática; Educação e Tecnologias Digitais; Programação de Objetos Tangíveis; Inteligência Artificial e Educação; Elearning e Formação à Distância.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Piedade, J., Pedro, A., Silva, A., & Matos, J. F. (2019). Projeto tel@ftelab: desenho de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores de informática. Revista Intersaberes, 14(31), 37-57.

Pedro, A., Piedade, J, Matos, J. F., & Pedro, N. (2019). Redesigning initial teacher’s education practices with learning scenarios. International Journal of Information and Learning Technology. doi:10.1108/IJILT-11-2018-0131

Piedade, J., & Pedro. N. (2019). Análise comparativa da utilização das tecnologias digitais por diretores escolares e professores. Revista Educação em Questão, 57(52), 1-30. doi:10.21680/1981-1802.2019v57n52

Piedade, J., Pedro, A., & Matos, J. F. (2018). Cenários De Aprendizagem Como Estratégia De Planificação De Aulas na Formação Inicial De Professores: O Exemplo Da Área De Informática. In A. Moser, M. Alencastro & R. Santos (Eds.), Práticas na Docência da Pós-Graduação: tecnologias e significâncias. São Luiz: Universidade Federal do Maranhão.

Piedade, J., Silva, A., Pedro, A., & Matos, J. F. (2018). A guidebook tool for learning scenarios design in initial teacher education. In ICICTE2018 – Proceedings of International Conference on Information Communication Technologies in Education. Disponível em http://www.icicte.org/assets/4.4_piedade_silva_pedro_matos.pdf

Fonte, M., Cabral, P., Pedro, A., Piedade, J., & Silva, A. (2017). Learning scenarios in the initial teacher education: designing a MOOC. In R. H. Rizzardini & H. R. Amado-Salvatierra (Eds.), Proceedings of the International Conference MOOC-MAKER (Vol. 1993, pp. 37-42). Disponível em http://ceur-ws.org/Vol-1993/5.pdf

Pedro, A., Patrocínio, P., Piedade, J., Matos, J. F., & Dorotea, N. (2014). Guidelines for technology-enhanced learning activities in a live science school setting. In Proceedings of SGEM2014 Conference on Psychology and Psychiatry, Sociology, Healthcare and Education. doi:10.5593/sgemsocial2014/B13/S3.031

Piedade, J., & Pedro, N. (2014). Digital technology proficiency, practices and training needs of school principals: preliminary results of a Portuguese national study. In Proceedings of SGEM2014 Conference on Psychology and Psychiatry, Sociology, Healthcare and Education. doi:10.5593/sgemsocial2014/B13/S3.031

Piedade, J., & Pedro, N. (2014). Tecnologias digitais na gestão escolar: Práticas, proficiência e necessidades de formação dos diretores escolares em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, 27(2), 109-133. Disponível em https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/6254

Pedro, N., & Piedade, J. (2013). Efeitos da formação na auto-eficácia e na utilização educativa das TIC pelos professores: estudo das diferenças entre regimes formais e informais de formação. Revista E-curriculum, 11(3), 766-793.