Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Currículo e Formação de Professores

Áreas de interesse

História da cultura.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Matos, S. C., & Ó, J. R. do (Coord.) (2013). A Universidade de Lisboa, da revolução liberal à actualidade (1834 – 2000). Lisboa: Tinta da China.

Ó, J. R. do (2012). Conhecer e enfrentar o intolerável da escolar com Sérgio Niza. In A. Nóvoa, F. Marcelino, & Ó, J. R. do  (Orgs.), Sérgio Niza. Escritos sobre educação. Lisboa: Tinta da China.

Ó , J. R. do (2011). Republican Deliveries for the Modernization of Secondary Education in Portugal in the 19th Century: From Alexandre Herculano, Ramalho Ortigão, and Bernardino Machado to Jaime Moniz. In D. Tröhler, T. S. Popkewitz, & D. F. Labaree (Eds.), The Child, the citizen and the Promised Land: Comparative visions in the development of schooling in the long 19th century (pp. 70-93). New York: Routledge.

Ó, J. R. do (2011). Tecnologias de subjectivação no processo histórico de transformação da criança em aluno a partir de finais do século XIX. In G. Castelo-Branco, & A. V. Neto (Orgs.), Foucault: Filosofia e Política (pp 175-194). Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Ó J. R. do, Martins, C., & Cabeleira, H. (2011). The Other and the Same: images of rescue and salvation in the Portuguese documentary film Children’s Parks (1945). Paedagogica Historica: International Journal of the History of Education, 47(4), 491-505.

Ó, J. R. do, & Carvalho, L. (2009). A circulação do Conhecimento Pedagógico e a Invenção da Criança Problema: Estudos Comparados Portugal-Brasil (1880-1960). Lisboa: Educa & UI&DCE.

Ó, J. R. do (2009). Ensino liceal (1836-1975). Lisboa: Ministério da Educação.

Ó, J. R. do (2005). Dewey as an Indigenous Foreigner: The Progressive Concepts of ‘Liberty’, ‘Interest’ and ‘Experience’ in the Technologies of Subjectivation of the Secondary Pupil (1880-1950). In T. Popkewitz (Org.), Inventing the Modern Self and John Dewey: Pragmatism, the Modern Self and Education (pp. 111-132). New York: Palgrave Macmillan.

Ó, J. R. do (2005). Dewey on Lima or the Social Prothesis in the Construction of a New Education Discourse in Portugal (1925-1936). In T. Popkewitz (Ed.), Inventing the modern self and John Dewey: Modernity and the Traveling of Pragmatism in Education. New York: Palgrave Macmillan.

Ó, J. R. do (2003). O Governo de Si Mesmo: Modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX- meados do século XX). Lisboa: Educa.