Maria Leonor de Almeida Domingues dos Santos

Professora Associada com Agregação Jubilada

Grupo de Investigação

Didática

Áreas de interesse

Didática. Didática da Matemática

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Hošpesová, A., Carrillo, J., & Santos, L. (2018). Mathematics teacher education and professional development. In T. Dreyfus, M. Artigue, D. Potari, S. Prediger, & K. Ruthven (Eds.), Developing Research in Mathematics Education – Twenty Years of Communication, Cooperation and Collaboration in Europe (pp. 182-195). New York: Routledge.

Semana, S., & Santos, L. (2018). Self-regulation capacity of middle School students in mathematics. ZDM Mathematics Education, 50, 743-755. (https://doi.org/10.1007/s11858-018-0954-0)

Silva, P. & Santos, L. (2018). Compreensão da representação bidimensional de policubos por alunos do 6º ano em tarefas de avaliação externa. Bolema, 32(62), 847-868. (http://doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a05)

Ponte, J. P., Santos, L., Oliveira, H., & Henriques, A. (2017). Research on teaching practice in a Portuguese initial secondary mathematics teacher education program. ZDM Mathematics Education, 49, 291-303. (http://doi.org/10.1007/s11858-017-0847-7)

Bruno, I., Santos, L., & Costa, N. (2016). The way students’ internalize assessment criteria on inquiry reports. Studies in Educational Evaluation, 51, 55-66. (http://doi.org/10.1016/j.stueduc.2016.09.002)

Dias, C., & Santos, L. (2016). Portefólio reflexivo de matemática enquanto instrumento de autorregulação das aprendizagens de alunos do ensino secundário. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa – Relime, 19(2), 187-216. (http://doi.org/10.12802/relime.13.1923)

Nortvedt, G., Santos, L., & Pinto, J. (2016). Assessment for learning in primary school mathematics teaching: The case of Norway and Portugal. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, 23(3), 377-395. (http://doi.org/10.1080/0969594X.2015.1108900)

Santos, L. (2016). A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: Uma impossibilidade ou um desafio? Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 24(92), 637-669. (http://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300006)

Santos, L., & Cai, J. (2016). Curriculum and assessment. In A. Gutiérrez, G. Leder, & P. Boero (Eds.), The Second Handbook in the Psychology of Mathematics Education (pp. 153-185). Rotterdam, Netherlands: Sense Publishers.

Santos, L., & Semana, S. (2015). Developing mathematics written communication through expository writing supported by assessment strategies. Educational Studies in Mathematics, 88(1), 65-87. (http://doi.org/10.1007/s10649-014-9557-z)