Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Currículo e Formação de Professores

Áreas de interesse

Formação de professores. Desenvolvimento profissional. Avaliação de competências e trabalho de grupo em elearning. Desenvolvimento curricular.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Kovacs, H., & Tinoca, L. (2017). Unfreeze the pedagogies: introduction of a new innovative measure in Portugal. Revista Tempos e Espaços em Educação, 10(23) 73-86.

Tinoca, L. (2017). Investigação e Formação Contínua. In Conselho Nacional de Educação (Ed.) Lei De Bases Do Sistema Educativo: Balanço e Prospetiva, Volume II (pp. 741-756). Conselho Nacional de Educação, Lisboa.

Pereira, A., Tinoca, L., & Oliveira, I. (2016). Peer assessment in an online context: What do students say? In E. Cano and G. Ion (Eds.), Innovative Practices for Higher Education Assessment and Measurement. IGI Global.

Pereira, A., Oliveira, I., Tinoca, L., Pinto, M. C., & Amante, L. (2015). Desafios da avaliação digital no Ensino Superior. Lisboa: Universidade Aberta.

Tinoca, L. (2015). Currículo e Tecnologias: desafios emergentes no Ensino Superior. In J. C. Morgado, G. M. L. Mendes, A. F. Moreira & J. A. Pacheco (Eds.) Currículo, Internacionalização e Cosmopolitismo – Volume II: Desafios Contemporâneos em Contextos Luso-Afro-Brasileiros (pp. 131-140). Santo Tirso: DeFacto.

Tinoca, L., Rodrigues, F., & Machado, E. (2015). Da Supervisão Colaborativa às Comunidades de Prática: um percurso de Aprendizagem Transformativa. In M. A. Flores, M. A. Moreira & L. R. Oliveira (Eds.), Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores. Ramada: Pedago.

Fernandes, T., & Tinoca, L. (2015). Estratégias de avaliação digital num curso online: percepções dos alunos. In T. Cardoso, A. Pereira & L. Nunes (Eds.), Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior. Universidade Aberta.

Tinoca, L., Oliveira, I., & Pereira, A. (2014). A Conceptual Framework for E-Assessment in Higher Education: Authenticity, Consistency, Transparency and Practicability. In Siran Mukerji and Purnedu Tripathi (Eds.), Handbook of Research on Transnational Higher Education Management. IGI Global.

Tinoca, L. (2014). EduScratch: a case study on the development of key competences in Europe. European Journal of Curriculum Studies, 1(1), 23-32.

Tinoca, L., & Oliveira, I. (2013). Formative assessment of teachers in the context of an online learning environment. Teachers and Teaching: Theory and Practice, 19(2), 221-234.