Grupo de Investigação

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Políticas educativas. Processos de regulação em educação. Avaliações internacionais de grande- escala. PISA. Organizações Escolares e trabalho dos Diretores Escolares.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Carvalho, L. M. (2020). Revisiting the fabrications of PISA. In G. Fan, & T. S. Popkewitz (Eds.), Handbook of Education Policy Studies (Vol. 2, pp. 259-273). Singapore: Springer.

Carvalho, L. M., Costa, E., & Sant’Ovaia, C. (2020). Depicting the faces of results-oriented regulatory processes in Portugal: National testing in policy texts. European Educational Research Journal, 19(2), 125-141. doi:10.1177/1474904119858799

Carvalho, L. M., Viseu, S., & Gonçalves, C. (2019). Bridging worlds and spreading light: Intermediary actors and the translation of knowledge for policy. In D. Pettersson, & C. Mølstad (Eds.), Numbers and Knowledge in Education: New Practices of Comparison, Quantification and Expertise (pp. 111-126). London: Routledge.

Carvalho, L. M. (2018) Assessments and its expertise. In S. Lindblad, D. Pettersson & T. S. Popkewitz (Eds.), Education by the Numbers and the Making of Society: The Expertise of lnternational Assessments (Chap. 8, pp. 110-126). New York: Routledge.

Normand, R., Liu, M., Carvalho, L. M., Oliveira, D. A., & LeVasseur, L. (Eds.) (2018), Education Policies and the Restructuring of the Educational Professional: Global and comparative perspectives. Singapore: Springer.

Viseu, S., & Carvalho, L. M. (2018). Think tanks, policy networks and education governance: the rising of new intra-national spaces of policy in Portugal. Education Policy Analysis Archives, 26(108), 1-28. doi:10.14507/epaa.26.3664

Carvalho, L. M., Costa, E., & Gonçalves, C. (2017). Fifteen years looking at the mirror: On the presence of PISA in education policy processes (Portugal, 2000-2016). European Journal of Education, 52(2), 154-166. doi:10.1111/ejed.12210

Carvalho, L. M. (2016). Intensificação e sofisticação da regulação transnacional da educação. Educação & Sociedade, 37(136), 669-683. doi:10.1590/ES0101-73302016166669

Carvalho, L. M. (2015) Estudos analíticos sobre políticas educativas: um ensaio a partir da investigação doutoral realizada em Portugal (2000-2012). Educação & Sociedade, 36(133), 1023-1040. doi:10.1590/ES0101-73302015137223

Carvalho, L. M., & Costa, E. (2015). Seeing education with one’s own’ eyes and through PISA lenses. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 36(5), 638-646. doi:10.1080/01596306.2013.871449