Maria Ângela Perpétua Rodrigues Professora Auxiliar Aposentada

Professora Auxiliar Aposentada

Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Currículo e Formação de Professores

Áreas de interesse

Formação de Professores – conceções e práticas. Análise de necessidades de formação. Pedagogia do Ensino Superior. Observação e análise de situações educativas. Análise de Práticas Profissionais e de Formação.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Rodrigues, A. (2007). Da Teoria à Prática – necessidades de formação dos formadores. In Processos de Formação na e para a Prática de Cuidados (pp. 77-89). Loures: Lusociência.

Costa, F., Peralta, H., & Rodrigues, A. (2006). Digital Portfolios and Professional Development of Teachers. In: AAVV, Digital Portfolio as a Strategy for Teachers’ Professional Development (pp. 105-116). Mem Martins: Associação de Professores de Sintra.

Rodrigues, A. (2006). Análise de Práticas e de Necessidades de Formação. Lisboa: Ministério da Educação.

Esteves, M., & Rodrigues, A. (2003). Tornar-se professor: estudos portugueses recentes. Investigar em Educação – Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2, 15-67.

Estrela, M. T., Esteves, M., & Rodrigues, A. (2002). Síntese da Investigação sobre Formação Inicial de Professores em Portugal (1990-2000). Porto: Porto Editora.

Rodrigues, A. (2001). A Investigação do núcleo magmático do processo educativo: a observação de situações educativas. In A. Estrela, & J. Ferreira (Org.), Investigação em Educação: Métodos e Técnicas (pp. 59-70). Lisboa: Educa.

Rodrigues, A. (2001). Da observação do real pedagógico ao desenvolvimento de uma atitude reflexiva. In M. T. Estrela, & A. Estrela (Org.), IRA – Investigação, reflexão, Acção e Formação de Professores. Estudos de caso (pp. 195-213). Porto: Porto Editora.

Rodrigues, A., & Esteves, M. (1993). A Análise de Necessidades na Formação de Professores. Porto: Porto Editora.