Maria Ângela Perpétua Rodrigues Professora Auxiliar Aposentada

Professora Auxiliar Aposentada

Grupo de Investigação

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia

Áreas de interesse

Formação de Professores – conceções e práticas. Análise de necessidades de formação. Pedagogia do Ensino Superior. Observação e análise de situações educativas. Análise de Práticas Profissionais e de Formação.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Rodrigues, A. (2019). Análise de necessidades de formação de professores In M. Alves (org.), O tempo e o espaço da formação contínua de professores (pp 77-95).Diagnóstico, processo e perspectivas. Ed Lusófonas.

Rodrigues, A. (2017). Formação profissional contínua de professores: que necessidades de formação. In K. Junges, E. Silva, V. Schen (orgs.), Formação docente: tendências, saberes e práticas (pp. 69-90). Editora CVR.

Rodrigues, A. (2007). Da Teoria à Prática – necessidades de formação dos formadores. In Processos de Formação na e para a Prática de Cuidados (pp. 77-89). Lusociência.

Costa, F., Peralta, H., & Rodrigues, A. (2006). Digital Portfolios and Professional Development of Teachers. In AAVV, Digital Portfolio as a Strategy for Teachers’ Professional Development (pp. 105-116). Associação de Professores de Sintra.

Rodrigues, A. (2006). Análise de Práticas e de Necessidades de Formação. Ministério da Educação.

Esteves, M., & Rodrigues, A. (2003). Tornar-se professor: estudos portugueses recentes. Investigar em Educação – Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2, 15-67.

Estrela, M. T., Esteves, M., & Rodrigues, A. (2002). Síntese da Investigação sobre Formação Inicial de Professores em Portugal (1990-2000). Porto Editora.

Rodrigues, A. (2001). Formadores para a prática na formação inicial de professores. Seminário Modelos e Práticas de Formação Inicial de Professores. Universidade de Lisboa.

Rodrigues, A. (2001). A Investigação do núcleo magmático do processo educativo: a observação de situações educativas. In A. Estrela, & J. Ferreira (Orgs.), Investigação em Educação: Métodos e Técnicas (pp. 59-70). Educa.

Rodrigues, A., & Esteves, M. (1993). A Análise de Necessidades na Formação de Professores. Porto Editora.