Maria de Fátima Chorão da Fonseca Cavaleiro Sanches Professora Associada Aposentada

Professora Associada Aposentada

Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação/Política e Administração Educacional

Áreas de interesse

Políticas de administração educacional. Políticas de educação prioritária. Liderança educacional. Avaliação de escolas. Avaliação e desenvolvimento profissional de professores. Cidadania. Justiça escolar.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Sanches, M. F. C., & Dias, M. C. (no prelo). Policies and Practices of Schools in Educational Priority Territories: What Sustainability? In A. Brunold (Ed.), School and Community Interactions. Wiesbaden: Verlag.

Sanches, M. F. C. (Org.) (2009). A escola como espaço social: leituras e olhares de professores e alunos. Porto: Porto Editora.

Sanches, M. F. C. (2009). A ‘(In)sustentável leveza’ da liderança dos professores em contextos de mudança: Contrastes entre idealidade e realidade. In M. F. C. Sanches (Org.), A escola como espaço social: leituras e olhares de professores e alunos (pp. 125-162). Porto: Porto Editora.

Sanches, M. F. C. (2009). Liderança da escola: os caminhos transversais da complexidade e da sustentabilidade. In M. F. C. Sanches (Org.), A escola como espaço social: leituras e olhares de professores e alunos (pp. 95-124). Porto: Porto Editora.

Sanches, M. F. C., & Seiça, A. (2009). Sensibilidade ética e moral dos professores: Dimensões interaccionais. In M. F. C. Sanches (Org.), A escola como espaço social: leituras e olhares de professores e alunos (pp. 163-192). Porto: Porto Editora.

Sanches, M. F. C., Veiga, F., Sousa, F., & Pintassilgo, J. (2007). Cidadania e liderança escolar (Citizensship and Leadership). Porto: Porto Editora.

Sanches, M. F. (2007). Liderança dos professores em contexto de comunidades de prática. In F. S. Ramos (Coord.), Educação para a Cidadania Europeia com as Artes (pp. 135-144). Coimbra: Universidade de Granada/Center for Intercultural Music Arts.

Sanches, M. F., Seiça, A., & Almeida, I. S. (2007). Cidadania escolar e projecto educativo: Perspectivas dos alunos. In M. E. Nabuco, F. H. Serra, & J. Strecht-Ribeiro (Coords.), Educação para a Cidadania e Culturas de Formação (pp. 189-212). Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa.

Sanches, M. F. (2007). Práticas de supervisão de estágio: virtudes e constrangimentos. In A. Estrela, C. Marmoz, A. Duarte, J. Ramos do Ò, J. Ferreira, M. Rocha & C. Marto (Orgs.), Para um balanço da investigação em educação de 1966-2007: Teoria e prática. Lisboa: Educa/Unidade I & D de Ciências de Educação.

Sanches, M. F. C. (1992). Cultura Organizacional: Um paradigma de Análise da Realidade Escolar. Lisboa: Gabinete de Estudos e Planeamento, Ministério da Educação.