Área e Grupo de Investigação e Ensino

Didática / Didática da Matemática

Áreas de interesse

Formação de Professores: inicial e contínua. O professor como investigador. Prática Reflexiva. Didática da Matemática: matemática do ensino básico, ensino e aprendizagem no ensino básico.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Morais, C., & Serrazina, L. (2013). O cálculo mental na resolução de problemas. Quadrante, 22(1), 53-76.

Serrazina, L. (2013). A Educação Matemática na Formação do Professor: Um Novo Olhar. Anais do XV Encontro Baiano de Educação Matemática: Educação Matemática na Formação de Professores: um novo olhar. UNEB CAMPUS X – Teixeira de Freitas – BA.

Pereira, M. G., & Serrazina, M. L. (2013). Propriedades e relações entre quadriláteros. Encontro Investigação em Educação Matemática 2013 – Raciocínio Matemático (pp. 108-129). Lisboa: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.

Morais, C., & Serrazina, L. (2013). Mental Computation Strategies in Subtraction Problem Solving. Proceedings of CERME 8. Antalya, Turquey.

Guerreiro, A., Ponte, J., & Serrazina, L. (2013). Mathematical communication: Teachers’ recognition of the singularity of student’ knowledge. Proceedings of CERME 8. Antalya, Turquey.

Serrazina, L., & Ribeiro, D. (2012). As interações na atividade de resolução de problemas e a capacidade de comunicar no ensino básico. BOLEMA – Boletim de Educação Matemática, 26(44), 1347-1374.

Serrazina, L. (2012). O sentido do número no 1.º ciclo: Uma leitura de investigação. Boletim Gepem , 61, 15-28.

Serrazina, L. (2012). Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Electrónica de Educação, 6(1), 266-283.

Serrazina, L. (2012). A sala de aula e a escola. Desafios aos professores e ao ensino da matemática. In Infância, Crianças, Internet Desafios na Era Digital, pp. 299-314.  Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Serrazina, M. L. (2010). A Formação Contínua de Professores em Matemática: o conhecimento e a supervisão em sala de aula e a sua influência na alteração das práticas. International Journal for Studies in Mathematics Education, 2(1). Disponível em: http://periodicos.uniban.br/index.php/JIEEM/article/viewFile/112/92.