Área e Grupo de Investigação e Ensino

Didática / Didática da Matemática

Áreas de interesse

Formação de Professores: inicial e contínua. O professor como investigador. Prática Reflexiva. Didática da Matemática: matemática do ensino básico, ensino e aprendizagem no ensino básico.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Santana, E., Serrazina, L., & Nunes, C. (2019). Contribuições de um processo formativo para o desenvolvimento professional dos professores envolvidos. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, RELIME, 22(1).

Velez, I., Serrazina, L., Ponte, J. P. (2019). Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano. Zetetiké, 27, e019022.

Guerreiro, H. G., Serrazina, L., & Ponte, J.P. (2018). Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem. Educação Matemática Pesquisa, 20(1), 359-384.

Guerreiro, H. G., & Serrazina, L. (2018). Normas sociais e sociomatemáticas numa aprendizagem comparticipada da noção de 10%. Quadrante, XXVII(1), 69-94.

Morais, C., & Serrazina, M. L. (2018). A compreensão da estrutura da representação decimal de alunos do 3.º e 4.º ano. Boletim GEPEM, 73, 50-67.

Morais, C., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2018). Mathematical Reasoning fostered by (fostering) Transformations of Rational Number Representations. Acta Scientiae, 20(4), 552-570.

Morais, C. & Serrazina, M. L. (2018). Extensões de Conhecimentos na Construção da Compreensão de Numeral Decimal. Bolema Boletim de Educação Matemática,32(61), 631-652.

Serrazina, L., & Rodrigues, M. (2018). Formação de Professores e Desenvolvimento do Sentido de Número. In R. F. Carneiro, A. C. Souza & L. F. Bertini (Orgs.), A Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Práticas de Sala de Aula e de Formação de Professores (pp.137-162). Brasília, DF: SBEM.

Guerreiro, H. G., & Serrazina, M. L.(2017). A Aprendizagem dos Números Racionais com Compreensão Envolvendo um Processo de Modelação Emergente. BOLEMA – Boletim de Educação Matemática, 31(57), 181-201. doi: 10.1590/1980-4415v31n57a09

Serrazina, L. (2017). Resolução de Problemas e Formação de Professores: Um Olhar sobre a Situação em Portugal. In L- R. Onuchic, L. C. Leal Júnior & M. Pironel (Orgs,), Perspectivas para Resolução de Problemas (pp. 55-83). São Paulo, Brasil: Livraria da Física.