Maria Helena Bróglio Mendes Barbosa da Costa Salema Professora Auxiliar Aposentada

Professora Auxiliar Aposentada

Grupo de Investigação

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia

Áreas de interesse

Pedagogia. Ensinar e Aprender a Pensar – Metacognição. Educação para a cidadania democrática. Supervisão e Orientação da Prática Profissional.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Salema, M. H. (2010). Educação para o exercício de uma cidadania ética e responsável: competências de professores. Prima Facie, 6, 9-32.

Brett, P., Mompoint-Gaillard, P., & Salema, M. H. (2009). Keating-Chetwynd, S. (Ed.). How all teachers can support citizenship and human rights education: a Framework for development of competences. Strasbourg: Council of Europe Publ.

Brett, P., Mompoint-Gaillard, P., & Salema, M. H. (2009). Keating-Chetwynd, S. (Ed.). Contribution des enseignants à l’éducation à la citoyenneté et aux droits de l’homme: cadre de development de competences. Strasbourg: Council of Europe Publ.

Salema, M. H. (2007). Citizenship Education in Portugal. In V. B. Georgi (Ed.), The Making of Citizens in Europe: New Perspectives on Citizenship Education (pp. 110-118). Berlin: The Federal Agency for Civic Education in Germany.

Salema, M. H. (2005). Teacher and trainer training in education for democratic citizenship: Competencies, methods and processes. Journal of Social Science Education, 3. Disponível em: http://www.jsse.org/2005/2005-3/salema-teacher-and-trainer-training-in-education-for-democratic-citizenship-competencies.

Gollob, R., Huddleston, E. Kraft, P. Salema, M. H., & Spajic-Vrkas (2005). Huddleston, E. (Ed.). Tool on teacher for education for democratic citizenship and human rights education. Strasbourg: Council of Europe.

Salema, M. H. (2005). Ensinar e Aprender a Pensar (2º Edição). Porto: Texto Editores.

Salema, M.H. (2002). A formação humana e espiritual na formação inicial de jovens professores. Brotéria, 154(1), 9-22.

Salema, M. H., & Afonso, S. (2001). Aprender Ciências através da Compreensão de Textos. Revista de Educação, X(2), 85-97.

Salema, M. H. (2001). Teaching and learning to think: Impact on at risk students. The Korean Journal of Thinking & Problem Solving: An International Journal, 11(2), 61-88.