Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Currículo e Formação de Professores

Áreas de interesse

Formação de Professores; Teoria e desenvolvimento Curricular; Pedagogia do Ensino Superior.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Esteves, M. (2018). O debate sobre o desenvolvimento profissional docente: contribuições deste conceito para a formação. In I. Sabino de Farias et al. (Orgs.), Pesquisa em Rede. Fortaleza: Universidade do Ceará.

Esteves, M. (2017). A diferenciação pedagógica e a formação de professores. In M. L. Borges et al. (Orgs.), Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares. Faro: Universidade do Algarve.

Esteves, M. (2017). Articular e integrar pesquisa, docência e extensão: como? In M. A.Barboza et al. (Orgs.), Territórios da Docência no Ensino Superior. Curitiba: Editora CRV.

Esteves, M. (2017). A aventura de iniciar uma carreira docente: o contributo de uma formação inicial específica. In K. Junges et al. (Orgs.), Formação Docente: Tendências, Saberes e Práticas. Curitiba: Editora CRV.

Esteves, M. et al. (2016). Para pensar a educação em Portugal: a formação dos professores. In M. Silva et al., Pensar a Educação: temas sectoriais. Lisboa: EDUCA.

Esteves, M. (2016). Construção e desenvolvimento de competências profissionais dos professores em contexto de aprendizagem em rede. In M. Pryjma et al. (Orgs.), O desenvolvimento profissional docente em discussão. Curitiba: Editora UTFPR.

Esteves, M. (2016). Investigando a formação continuada de professores. In A. Militão et al. (Orgs.). Intersecções entre pesquisas / pesquisadores experientes e iniciantes no campo educacional. S. Carlos: Pedro e João Editores.

Esteves, M. (2016). Para além da teoria e da prática: construir um conhecimento praxeológico e estratégico dos professores. In E. Muhl et al. (Orgs.), O lugar da teoria e da prática no cotidiano dos educadores. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo.

M. Esteves (2012). Promover a racionalidade crítica na intervenção curricular dos professores. In L. Santos et al. (Orgs.), Políticas e práticas curriculares: desafios contemporâneos. Curitiba: Editora CRV.

Esteves, M. (2002). A investigação enquanto estratégia de formação de professores: um estudo. Lisboa: IIE.