Área e Grupo de Investigação e Ensino

Didática / Didática das Ciências

Áreas de interesse

Didática das ciências. Desenvolvimento profissional dos professores. Formação inicial do professor. Atividades de investigação no ensino da Física e da Química.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Galvão, C., Faria, C., Freire, S., & Baptista, M. (2017). Curriculum conception, implementation and evaluation. In B. Akpan (Ed.), Science education: a global perspective (pp. 253-272). Switzerland: Springer.

Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2016). O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática. Boletim de Educação Matemática – BOLEMA, 30(56), 868-891.

Baptista, M., Ponte, J. P., Velez, I., & Costa, E. (2014). Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula. Educação em Revista, 30(4), 61-79.

Faria, C., Freire, S., Baptista, M., & Galvão, C. (2014). The construction of a reasoned explanation of a health phenomenon: an analysis of competencies mobilized. International Journal of Science Education, 36(9), 1-15.

Ponte, J. P., Baptista, M., Velez, I., & Costa, E. (2014). O contributo dos estudos de aula para as aprendizagens profissionais dos professores. In A. Flores (Ed.), Formação e desenvolvimento profissional de professores: Contributos internacionais (pp. 171-192). Coimbra: Almedina.

Ponte, J. P., Quaresma, M., Baptista, M., & Mata-Pereira, J. (2014). Os estudos de aula como processo colaborativo e reflexivo de desenvolvimento profissional. In J. Sousa, & I. Cevallos (Orgs.), A formação, os saberes e os desafios do professor que ensina Matemática (pp. 61-82). Curitiba: Editora CV.

Baptista, M., Freire, S., & Freire, A. (2013). Tarefas de investigação em aulas de Física: Um estudo com alunos do 8.º ano. Cadernos Pedagógicos, 10(1), 137-151.

Baptista, M., Freire, S., & Freire, A. (2013). Teaching Science. Learning for Sustainability. Saarbrücken, Germany: LAP LAMBERT Academic Publishing.

Ferreira, C., Baptista, M., & Arroio, A. (2013). In-service training of Chemistry teachers: The use of multimedia in teaching Chemistry. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, 9(3), 301-310.

Ferreira, C., Baptista, M., & Arroio, A. (2013). Teachers’ pedagogical strategies for integrating multimedia tools in science teaching, Journal of Baltic Science Education, 12(4), 509-524.