Área e Grupo de Investigação e Ensino

Didática / Didática das Ciências

Áreas de interesse

STEM, inquiry, literacia científica, Representações múltiplas no ensino da física e da Química, estudos de aula, desenvolvimento profissional de professores de Física e Química.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Oliveira, H., Henriques, A., & Baptista, M. (2019). A tecnologia num cenário de aprendizagem de articulação entre física e matemática: um estudo na formação inicial de professores. Sisyphus – Journal of Education, 7(1), 9-30. doi: ttps://doi.org/10.25749/sis.15805

Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (2019). Lesson study as a trigger for preservice physics and chemistry teachers’ learning about inquiry tasks and classroom communication. International Journal for Lesson and Learning Studies, 8(1), 79-96.

Conceição, T., Baptista, M., & Reis, P. (2019). La contaminación de los recursos hídricos como punto de partida para el activismo socio-científico. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 16(1), 1502. doi:10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2019.v16.i1.1502

Andrade, V., Freire, S., & Baptista, M. (2019). Constructing scientific explanations: a system of analysis for students’ explanations. Research in Science Education. doi:10.1007/s11165-017-9648-9

Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2018). Fitting lesson study to the portuguese context. In M. Quaresma, C. Winsløw, S. Clivaz, J. P. Ponte, A. N. Shúilleabháin & A. Takahashi (Eds.), Mathematics Lesson Study around the world: Theoretical and methodological issues (ICME-13 Monographs, pp. 87-103). Switzerland: Springer.

Baptista, M. (2018). Contributo da iniciação à prática profissional para o desenvolvimento do conhecimento profissional de futuros professores. In C. Galvão & J. P. Ponte (Orgs.), Práticas de formação inicial de professores: Participantes e dinâmicas (pp. 82-113). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Galvão, C., Faria, C., Freire, S., & Baptista, M. (2017). Curriculum conception, implementation and evaluation. In B. Akpan (Ed.), Science education: a global perspective (pp. 253-272). Switzerland: Springer.

Baptista, M., Ponte, J. P., Velez, I., & Costa, E. (2014). Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula. Educação em Revista, 30(4), 61-79.

Faria, C., Freire, S., Baptista, M., & Galvão, C. (2014). The construction of a reasoned explanation of a health phenomenon: an analysis of competencies mobilized. International Journal of Science Education, 36(9), 1-15.

Ferreira, C., Baptista, M., & Arroio, A. (2013). Integrating visualizations in science teaching: Teachers’ difficulties and pedagogical approaches. Problems of education in 21st century, 57(57), 48-60.