Grupo de Investigação

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia

Áreas de interesse

E-learning, Educação a distância, Desenvolvimento profissional docente, 21st Century Skills e novas teorias da aprendizagem, Social network analysis e Online Comunities of Practice.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Vieira, C. R., & Pedro, N. (2023). Weaknesses of ICT Integration in the Initial Teacher Education Curriculum. Computers & Education Open, 5 (100150). https://doi.org/10.1016/j.caeo.2023.100150

Kumar, S., Ritzhaupt, A. D., & Pedro, N. S. (2022). Development and validation of the Online Instructor Support Survey (OISS). Online Learning Journal, 26(1), 221-244. https://doi.org/10.24059/olj.v26i1.2622

Santos, C., Pedro, N., & Mattar, J. (2022). Digital Competence of Higher Education Professors in the European Context: A Scoping Review Study. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 17(18), 222–242. https://doi.org/10.3991/ijet.v17i18.31395

Santos, C. C., Pedro, N., & Mattar, J. (2021). Digital competence of higher education professors: analysis of academic and institutional factors. Obra Digital, 11, 69-92. https://doi.org/10.25029/od.2021.311.21

Pedro, N.S. & Kumar, S. (2020). Institutional support for online teaching in quality assurance frameworks. Online Learning Journal, 24(3), 50-66. https://doi.org/10.24059/olj.v24i3.2309

Vieira, M., & Pedro, N. (2020). O perfil do docente online no contexto da educação superior: Um estudo no Brasil e em Portugal. Revista e-Curriculum, 19(1), 10-33. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p10-33

Sardinha, L., Almeida, A. M. P., & Pedro, N. (2019). A Multidimensional space approach to Innovative Learning Environments. In M. Rehm, J. Saldien & S. Manca (Eds.), Project and Design Literacy as Cornerstones of Smart Education (pp. 109-117). Springer Nature Singapore Pte Ltd. https://doi.org/10.1007/978-981-13-9652-6_10

Baeta, P., & Pedro, N. (2018). Salas de Aula do Futuro: análise das atividades educativas desenvolvidas por professores e alunos. Indagatio Didactica, 10(3), 81-95. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11229/9258

Monteiro, J., & Pedro, N., (2017). Fatores críticos de sucesso de âmbito institucional para a implementação de e-learning no ensino superior: um estudo nas universidades portuguesas. Indagatio Didactica, 9(2), 27-48. Disponível em http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/5044

Pedro, N. (2017). Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas. Revista Tempos e Espaços em Educação, 23, 99-108. https://doi.org/10.1007/978-981-13-9652-6_10