Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Educação, Tecnologia e Sociedade

Áreas de interesse

E-learning, Educação a distância, Desenvolvimento profissional docente, 21st Century Skills e novas teorias da aprendizagem, Social network analysis e Online Comunities of Practice.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Baeta, P., & Pedro, N. (2018). Salas de Aula do Futuro: análise das atividades educativas desenvolvidas por professores e alunos. Indagatio Didactica, 10(3), 81-95. Disponível em http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11229/9258

Pedro, N., & Baeta, P. (2018). MOOC na Formação Contínua de Professores? Explorando possibilidades através da análise de um curso desenvolvido com professores portugueses. Indagatio Didactica, 10(5), 223-243. Disponível em http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11639/9554

Pedro, N., & Razera, F. (2018). A influência do papel do tutor na interação em fóruns de discussão: Um estudo em EAD com base na análise de redes sociais. Revista E-curriculum, 16(2), 467-493. doi: 10.23925/1809-3876.2018v16i2p467-493

Monteiro, J., & Pedro, N., (2017). Fatores críticos de sucesso de âmbito institucional para a implementação de e-learning no ensino superior: um estudo nas universidades portuguesas. Indagatio Didactica, 9(2), 27-48. Disponível em http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/5044

Pedro, N. (2017). Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas. Revista Tempos e Espaços em Educação, 23, 99-108. doi: 10.20952/revtee.v10i23.7448

Pedro, N. (2017). Interação Online: O Papel do Tutor na Mediação da Aprendizagem e na Edificação de um Coletivo. In C. Porto & J. A. Moreira (Orgs.), Educação no ciberespaço. Novas configurações, convergências e conexões (pp. 107-116). Sergipe: Editora Universitária Tiradentes.

Pedro, N., Pedro, A., Matos, J. F., Piedade, J., & Fonte, M. (2016). Digital Technologies & Future School. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Disponível em http://ticeduca2016.ie.ulisboa.pt/?page_id=1369

Pedro, N. (Org.) (2015). E-Learning & Tecnologias Digitais: Experiências de inovação pedagógica no ensino superior. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Disponível em http://iptel-el.ie.ulisboa.pt/?page_id=266

Batista, S., & Pedro, N. (2015). Pedagogical usability: A determining factor in the adoption of e-learning in higher education. In A. Rocha, A. Martins, G. P. Dias, L. P. Reis, & M. Pérez Cota (Eds.), Proceedings of 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies – CISTI (Vol. II, pp. 342-344). Agueda: AISTI e Universidade de Aveiro. Disponível em https://drive.google.com/file/d/0B4ekOr-wrr71bFpJeEJ2bjZxUU0/view?pref=2&pli=1

Piedade, J., & Pedro, N. (2014). Tecnologias digitais na gestão escolar: Práticas, proficiência e necessidades de formação dos diretores escolares em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, 27(2), 83-107. Disponível em http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/6254