Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação / Formação de Adultos

Áreas de interesse

Educação de Adultos. Políticas de Educação de Adultos

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Guimarães, P., & Barros, R. (2015). A nova política pública de educação e formação de adultos em Portugal: Os educadores de adultos numa encruzilhada? Educação & Sociedade, 36(131), 391-406. doi:10.1590/ES0101-73302015109444

Guimarães, P. (2016). A utilidade da educação de adultos: A aprendizagem ao longo da vida na União Europeia e a política pública de educação e formação de adultos em Portugal. LaPlage em Revista, 2(4), 36-50. Disponível em https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/32782/1/pguimaraes_laplage.pdf

Antunes, F., & Guimarães, P. (2016). Lifelong education and learning, societal change and competitive advantage: tensions and ambivalence in policy and planning of educational change in Portugal. In M. Milana, J. Holford & V. A. M. Spolar (Eds.), Adult and Lifelong Learning. Global, National and Local Perspectives(pp. 71-91). Londres: Routledge.

Lima, L. C., & Guimarães, P. (2016). Recognition of prior learning at the centre of a national strategy: tensions between professional gains and personal development. Journal of Adult and Continuing Education, 22(1), 29-45. doi:10.1177/1477971416630127

Guimarães, P., & Alves, N. (2017). Adult educators in Portugal: from the European guidelines to the national public policy of lifelong learning technicians. In R. Egetenmeyer, S. Schmidt-Lauff & V. Boffo (Eds.), Adult Learning and Education in International Contexts: Future Challenges for its Professionalization (pp. 65-76). Frankfurt-am-Main: Peter Lang GmbH. doi:10.3726/b11144

Guimarães, P. (2017). The usefulness of adult education: lifelong learning in the European Union and the Portuguese public policy. Andragoška spoznanja/Studies in Adult Education and Learning, 23(4), 35-50. doi:10.4312/as.23.4.35-50

Guimarães, P. (2017). “A lo largo de la vida”: ¿educación o aprendizaje? Dialogos Latinoamericanos, 26, 38-52. Disponível em https://tidsskrift.dk/dialogos/article/view/112728

Lima, L. C., & Guimarães, P. (2018). Lógicas políticas da educação de adultos em Portugal.Cadernos de Pesquisa, 48(68), 600-623. doi:10.1590/198053144926

Guimaraes, P., Lucio-Villegas, E., & Mayo, P. (2018). Southern-European signposts for critical popular adult education: Italy, Portugal and Spain. Compare: A Journal of Comparative and International Education, 48(1), 56-74. doi:10.1080/03057925.2017.1283584

Doutor, C., & Guimarães, P. (2019). Adult education and lifelong learning policies: an analysis of Greece and Portugal. Andragoška spoznanja/Studies in Adult Education and Learning, 25(1), 15-31. doi:10.4312/as.25.1.15-31