Grupo de Investigação

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Educação de Adultos. Políticas de Educação de Adultos

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Mikulec, B., & Guimarães, P. (2023). The OECD solutionism and mythologies in adult education policy: skills strategies in Portugal and Slovenia. Studies in Continuing Education, 45(3), 324-343. https://doi.org/10.1080/0158037X.2022.2092090

Lima, L. C., Guimarães, P., & Mikulec, B. (2022). The debate on intergovernmental organisations and adult learning and education policies: intersections between the political and scientific fields. International Journal of Lifelong Education, 41(6), 572-596. https://doi.org/10.1080/02601370.2022.2110619

Cavaco, C., Paulos, C., Alves, N., Guimarães, P., & Feliciano, P. (2022). Insucesso escolar numa perspectiva de género – a perceção dos alunos. Educação e Sociedade, 43, e241548 https://doi.org/10.1590/ES.241548

Guimarães, P., & Sumbo, H. (2021). Freire e a UNESCO: análise de Recomendações de políticas de educação de adultos. Educação: Teoria e Prática, 31(64), 1-17. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106

Guimarães, P., & Mikulec, B. (2021). The paradox of utilitarian recognition of prior learning: the cases of Portugal and Slovenia. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, 12(1), 109-122. https://doi.org/10.1590/ES.241548

Guimarães, P., & Faria-Fortecöef, C. (2021). A complementaridade entre educação (formal, não formal e informal) e (auto, hetero e eco) formação: uma discussão a partir de autobiografias. Educação (UFSM), 46, 2-22. http://dx.doi.org/10.5902/1984644461311

Guimarães, P., & Mikulec, B. (2020). Aprendizagem ao longo da vida e União Europeia: a instrumentalização da educação de adultos. Laplage em Revista, (Sorocaba), 6(2), 59-75. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202062851p.

Cavaco, C., Alves, N., Guimarães, P., Feliciano, P., & Paulos, C. (2020). Teachers’ perceptions of school failure and dropout from a gender perspective: (re)production of stereotypes in school. Educational Research for Policy and Practice, 20, 29-44. https://doi.org/10.1007/s10671-020-09265-7

Lima, L. C., & Guimarães, P. (2018). Lógicas políticas da educação de adultos em Portugal. Cadernos de Pesquisa, 48(168), 600-623. https://doi.org/10.1590/198053144926

Guimaraes, P., Lucio-Villegas, E., & Mayo, P. (2018). Southern-European signposts for critical popular adult education: Italy, Portugal and Spain. Compare: A Journal of Comparative and International Education, 48(1), 56-74. https://doi.org/10.1080/03057925.2017.1283584