Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Psicologia da Educação

Áreas de interesse

Até 2014, fiz parte do grupo de Didática das Ciências da área Currículo, Didática e Formação de Professores do IEUL, tendo integrado projetos relacionados com a avaliação do currículo de ciências, desenvolvimento de ambientes construtivistas na sala de aulas de ciência e utilização de recursos digitais em aulas de ciência. Atualmente, estes interesses mantêm-se. Em 2015, tive uma bolsa de Pós-doutoramento na área da inclusão e participação social de crianças com NEE, e desde então desenvolvo também trabalho de investigação na área do meu doutoramento (inclusão). Em particular, investigo aspetos relacionados com a inclusão e participação social de alunos na escola regular, bem como desenvolvimento profissional de professores para a educação inclusiva.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Maia, V. O., & Freire, S. (2019). A diferenciação pedagógica no contexto da educação inclusiva. Revista Exitus, 10,1-29. doi:10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1147

Freire, S., Pipa, J., Aguiar, C., Vaz da Silva, F., & Moreira, S. (2019). Student-Teacher Closeness and Conflict in Students with and without Special Educational Needs. British Educational Research Journal(on line first)

Freire, S., Gamboa, P. & Garcia Bacete, F. (2019). Razones de desagrado en las chicas de cuarto, sexton y octavo curso en Portugal. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1 – Monográfico 1, 161-172.

Freire, S., Gamboa, P., & Pipa, J. (2018). Inclusion in regular schools: patterns of acceptance and rejection of students with special educational needs. In Proceeding of the 10th International Conference on Education and New Learning Technologies. IATED: Palma

Pinheiro, D., & Freire, S. (2018). (Re)-significando multiculturalismo e diferença na formação docente. In V. R. Brancher, P. R. Biazus & E. Q. Porto (Orgs.), Caminhos possíveis à inclusão III: A educação especial e as políticas afirmativas (pp. 81-97). MAGMA: Grupo de Estudos e pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores.

Andrade, V., Freire, S., & Baptista, M. (2017). Constructing scientific explanations: A system of analysis for students’ explanations. Research in Science Education, 49(3), 787–807. doi:10.1007/s11165-017-9648-9

Moreira, F., & Freire, S. (2015). Aceitação de alunos com NEE pela turma: Um estudo sociométrico com alunos de 7º ano. In Atas do I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva. Faro: Universidade do Algarve.

Freire, S. (2009). Creating inclusive learning environments: Difficulties and opportunities within the new political ethos. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, 14(1), 131-135.

Freire, S., Carvalho, C., Freire, A., Azevedo, M., & Oliveira, T. (2009). Identity construction through schooling: listening to students’ voices. European Educational Research Journal, 8(1), 80-88.

Freire, S. (2008). Um olhar sobre a inclusão. Revista de Educação, XVI(1), 5-20.