Grupo de Investigação

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia

Áreas de interesse

Até 2014, fiz parte do grupo de Didática das Ciências da área Currículo, Didática e Formação de Professores do IEUL, tendo integrado projetos relacionados com a avaliação do currículo de ciências, desenvolvimento de ambientes construtivistas na sala de aulas de ciência e utilização de recursos digitais em aulas de ciência. Atualmente, estes interesses mantêm-se. Em 2015, tive uma bolsa de Pós-doutoramento na área da inclusão e participação social de crianças com NEE, e desde então desenvolvo também trabalho de investigação na área do meu doutoramento (inclusão). Em particular, investigo aspetos relacionados com a inclusão e participação social de alunos na escola regular, bem como desenvolvimento profissional de professores para a educação inclusiva.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Almeida, C., & Freire, S. (2021). Adaptação cultural de um instrumento para avaliar as emoções do professor (TEQ). Revista Portuguesa de Educação, 34(1), 285-302. http://doi.org/10.21814/rpe.20687

Gamboa, P., Freire, S., Anica, A., Mogarro, M. J., Moreira, M. F., & Vaz da Silva, F. (2021). Correlates of Rejection by the Peer Group: a Study Comparing Students with and without SEN. International Journal of InclusiveEducation. https://doi.org/10.1080/13603116.2021.1941314

Garcia Bacete, F., Freire, S., Marrande, G., & Gamboa, P. (2021). Reasons for disliking a classmate: A comparative study with Spanish and Portuguese students. International Journal of Educational Research, 105(5),101700. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2020.101700

Pinheiro, D., Freire, S., & Calixto, H. (2021). Inclusão educacional e as interfaces com a educação especial. In M. L. I. S. Colares & H. R. S. Calixto (Orgs.), Curso de pedagogia: leituras formativas (pp. 125-140). Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA.

Zillioto, D., & Freire, S. (2021). O apoio institucional aos estudantes com NEE no ensino superior. In I. Sanches (Org.),Educação inclusiva – Atitudes que transformam (pp. 141-165). Edições Universitárias Lusófonas.

Baptista, M., Freire, S., & Freire, A. (2020). Science Teachers’ Beliefs and Practices: Collaboration as a Trigger of Change. Acta Scientiae, 22(1), 2-22. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5595

Freire, S., Pipa, J., Aguiar, C., Vaz da Silva, F., & Moreira, S. (2020). Student-Teacher Closeness and Conflict in Students with and without Special Educational Needs. British Educational Research Journal, 46(3), 480-499. https://doi.org/10.1002/berj.3588

Gonçalves, D., Freire, S. & Chaves, A. (2020). What being grateful for tells us about student’s well-being and engagement in school. ICERI2020: 13th annual International Conference of Education, Research and Innovation(pp. 4543-4550). https://doi.org/10.21125/iceri.2020.0996

Maia, V. O. & Freire, S. (2020). A diferenciação pedagógica no contexto da educação inclusiva. Revista Exitus, 10(1), e020003. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1147

Freire, S., Gamboa, P. & Garcia Bacete, F. (2019). Razones de desagrado en las chicas de cuarto, sexton y octavo curso en Portugal. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1 – Monográfico 1, 161-172 https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/1424/1228