Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Psicologia da Educação

Áreas de interesse

Até 2014, fiz parte do grupo de Didática das Ciências da área Currículo, Didática e Formação de Professores do IEUL, tendo integrado projetos relacionados com a avaliação do currículo de ciências, desenvolvimento de ambientes construtivistas na sala de aulas de ciência e utilização de recursos digitais em aulas de ciência. Atualmente, estes interesses mantêm-se. Em 2015, tive uma bolsa de Pós-doutoramento na área da inclusão e participação social de crianças com NEE, e desde então desenvolvo também trabalho de investigação na área do meu doutoramento (inclusão). Em particular, investigo aspetos relacionados com a inclusão e participação social de alunos na escola regular, bem como desenvolvimento profissional de professores para a educação inclusiva.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Freire, S., Gamboa, P., & Pipa, J. (2018). Inclusion in regular schools: patterns of acceptance and rejection of students with special educational needs. In Proceeding of the 10th International Conference on Education and New Learning Technologies. IATED: Palma

Pinheiro, D., & Freire, S. (2018). (Re)-significando multiculturalismo e diferença na formação docente. In V. R. Brancher, P. R. Biazus & E. Q. Porto (Orgs.), Caminhos possíveis à inclusão III: A educação especial e as políticas afirmativas. (pp. 81-97). MAGMA: Grupo de Estudos e pesquisas em Formação Incial e Continuada de Professores.

Andrade, V., Freire, S., & Baptista, M. (2017). Constructing scientific explanations: A system of analysis for students’ explanations. Research in Science Education, 49(3), 787–807.  doi:10.1007/s11165-017-9648-9

Freire, S., Baptista, M., & Freire, A. (2016). Sustainability and Science Learning: Perceptions from 8th Grade Students Involved with a Role Playing Activity. Universal Journal of Educational Research, 4(8), 1757 – 1763. doi:10.13189/ujer.2016.040803

Moreira, F., & Freire, S. (2015). Aceitação de alunos com NEE pela turma: Um estudo sociométrico com alunos de 7º ano. In Atas do I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva. Faro: Universidade do Algarve.

Freire, S., Faria, C., Baptista, M., Freire, A., & Galvão, C. (2013). Wiki as a Tool for Engaging Students with a Science Problem Solving Activity. Electronic Journal of Science Education, 17(1), 1-24.

Freire, S., Faria, C., Galvão, C., & Reis, P. (2013). New curricular material for science classes: How do students evaluate it? Research in Science Education, 43(1), 163-178.

Freire, S. (2009). Creating inclusive learning environments: Difficulties and opportunities within the new political ethos.Journal of Deaf Studies and Deaf Education, 14(1), 131-135.

Freire, S., Baptista, M., Carvalho, C., Freire, A., Oliveira, T., & Azevedo, M. (2009). Disengagment with school: classroom investigations as a possible solution. Problems in Education in 21st Century, 13, 44-53.

Freire, S., Carvalho, C., Freire, A., Azevedo, M., & Oliveira, T. (2009). Identity construction through schooling: listening to students’ voices. European Educational Research Journal, 8(1), 80-88.