Grupo de Investigação

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Regulação e políticas públicas de educação. Políticas públicas de ciência e investigação educacional. Redes políticas e análise de redes sociais.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Viseu, S. & Carvalho, L. M. (2021). Policy Networks, Philanthropy, and Education Governance in Portugal: The Raise of Intermediary Actors. Foro de Educación, 19(1), 81-104. https://www.doi.org/10.14516/fde

Cruz G., Cristina, Viseu, S., & Segovia, J. D. (2021). Research of Professional Identity of Female School Principals through Life Stories. The International Journal of Interdisciplinary Social and Community Studies, 16(1), 163-179. https://doi.org/10.18848/2324-7576/CGP/v16i01/163-179

Viseu, S. & Barroso, J. (2020). A carreira e a avaliação dos professores em Portugal: mudanças nos modos de regulação da educação. Currículo sem Fronteiras, 20(1), 108-128. https://doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n1.7

Carvalho, L. M., Viseu, S., & Gonçalves, C. (2019). Bridging worlds and spreading light: Intermediary actors and the translation of knowledge for policy in Portugal. In D. Pettersson & C. Mølstad(Eds.), Numbers and Knowledge in Education: New Practices of Comparison, Quantification and Expertise. Routledge.

Antunes, F., & Viseu, S. (2019). Education governance and privatization in Portugal: Media coverage on public and private education. Education Policy Analysis Archives, 27(125). https://doi.org/10.14507/epaa.27.4293

Viseu, S., & Carvalho, L. M. (2018). Think tanks, policy networks and education governance: the rising of new intra-national spaces of policy in Portugal. Education Policy Analysis Archives, 26(108). https://doi.org/10.14507/epaa.26.3664

Viseu, S., & Carvalho, L. M. (2018). Changes in school governance and the reshaping of head teachers’ roles and identities in Portugal. Luis Miguel Carvalho, Liu Min, Romuald Normand, Dalila Andrade Oliveira (ed). Education policies and the restructuring of the educational profession(pp. 57-70). Global and comparative perspectives. Springer Verlag.

Viseu, S. (2017). Gerencialismo, escola pública e desigualdades em educação: Reflexões de académica e dilemas de mãe. L. Lima & V. Sá (Org.), O Governo das Escolas: Democracia, controlo e performatividade (pp. 135-150). Edições Humus.

Viseu, S. (2016). Play the game or get played? Researchers’ strategies around R&D policies. In K. Trimmer (Ed.), Political Pressures on Educational and Social Research- International perspectives (pp. 55-65). Routledge.

Viseu, S. (2014). Revisitando o debate sobre o público e o privado em educação: da dicotomia à complexidade das políticas públicas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., 22(85), 899-916. https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000400003