Ana Paz, Docente do IE-ULisboa e Investigadora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), recebeu uma bolsa de investigação da prestigiada Fundação Alexander von Humboldt (AvH), em reconhecimento da sua produção científica. A bolsa permitirá a realização de um programa de investigação no Institut für Allgemeine Erziehungswissenschaft (Instituto de Ciências da Educação) da Universidade de Kaiserslautern-Landau, na Alemanha.

Ao longo de seis meses, a Investigadora estará integrada no grupo internacional History of Educational Ecologies, liderado por Angelo Van Gorp, que desenvolve uma abordagem transdisciplinar e transnacional na Educação a partir de uma história das ecologias educacionais, e aprofundará o seu trabalho de investigação sobre a educação e profissionalização do pianista e professor português José Vianna da Motta (1868-1948), que residiu na Alemanha de 1882 a 1914 e introduziu importantes inovações pedagógicas e técnicas no ensino artístico Português. A investigação procurará reconstituir o período de formação germânico, que incluiu desde um percurso liceal e artístico, essencialmente autodidata, com recurso a diversos professores particulares e várias oportunidades formativas sobre as quais pouco sabemos, para além do que está relatado no seu Diário (1883-1893).

A Fundação Humboldt promove a cooperação académica entre investigadores de excelência, independentemente da disciplina académica e da nacionalidade, concedendo bolsas e prémios de pesquisa para estadas prolongadas na Alemanha.