Coordenação Científica

Apresentação

A Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior é parte integrante das estratégias da Universidade de Lisboa, através do seu Instituto de Educação, no sentido de ampliar e desenvolver o ensino e a qualidade da aprendizagem, bem como de apoiar o desenvolvimento profissional dos docentes.

Num contexto de grandes transformações no ensino superior, a Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior constitui uma resposta a grandes desafios que as suas instituições e seus docentes têm hoje pela frente, que resultam em larga medida: do afluxo em grande número de estudantes à graduação e pós-graduação, provenientes de trajetórias escolares muito diversificadas; da crescente demanda pela integração de novas tecnologias e da circulação dos alunos em vários ambientes de aprendizagem; do trânsito e da velocidade com que os saberes se cruzam e se consolidam.

A Pós-Graduação é, assim, concebida para os novos professores do ensino superior ou para aqueles que o desejem vir a ser, recebendo candidatos provenientes de todas as áreas científicas.

Finalidades

A Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior visa a formação de um professor de ensino superior competente, capaz de:

  • desenvolver e avaliar as suas próprias práticas;
  • criar condições favoráveis à melhoria da qualidade das aprendizagens dos seus estudantes.

Para tanto, o Curso organiza-se em torno de dois grandes domínios de formação interligados:

  • Ensinar e aprender no ensino superior, centrado no papel do docente como suporte da aprendizagem do aluno;
  • Desenvolvimento da prática profissional, centrado no papel do docente como sujeito capaz de desenvolver práticas de auto e hétero-observação, aperfeiçoando dessa forma os seus próprios métodos de ensino e avaliação.

O Curso integra Unidades Curriculares obrigatórias e Unidades Curriculares opcionais, que se articulam vertical e horizontalmente (consultar o plano de estudos).

Admissão e condições de acesso

Podem candidatar-se à Pós-Graduação os docentes do ensino superior, tanto os de carreira, como os especialmente contratados.

Cronograma

O Curso decorre entre outubro de 2019 e julho de 2020.

As atividades presenciais realizam-se um dia por semana (2ª feira, 17h-21h) com uma carga horária semanal de 4 horas. As horas componentes do trabalho autónomo são centradas na prática profissional quotidiana dos formandos do curso.

Informações ÚteisHorários
Plano de Estudos2ª feira, 17h-21h
Regulamentação
Dúvidas frequentes
FAQ

Candidaturas

Datas e condições de acesso