• Autarquias: Câmara Municipal da Amadora, Câmara Municipal de Cascais, Câmara Municipal de Oeiras, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Câmara Municipal de Loures (Participação na divulgação do curso junto dos diferentes agrupamentos de escolas afetos a cada município)
  • CDI Portugal (Participação na divulgação dos cursos e atividades pedagógicas pontuais)
  • Promethean (Participação em atividades pedagógicas, na divulgação dos cursos e na formação dos docentes sobre a utilização de painel interativo e da plataforma Classflow)

Coordenação Científica

Entidades Parceiras (empresas, serviços públicos, autarquias, etc.):

  • Autarquias: Câmara Municipal da Amadora, Câmara Municipal de Cascais, Câmara Municipal de Oeiras, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Câmara Municipal de Loures
  • CDI Portugal
  • Promethean

Apresentação e objetivos do curso

Diversos documentos orientadores a nível europeu sugerem, em termos prospetivos para os próximos 10 anos, a existência de uma necessidade premente de profissionais na área das tecnologias de informação e comunicação. Mas existem outras razões para o movimento de integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da Computer Science (CS) desde os primeiros anos de escolaridade. Uma das razões apontadas para este movimento é o facto de uma formação desta natureza contribuir de forma relevante para a compreensão do modo como as tecnologias digitais estão presentes e estruturam muitos processos que vivemos na sociedade atual. Deste modo, temáticas como a literacia digital, o pensamento computacional, a introdução à programação e a robótica e, mais recentemente, a realidade aumentada, virtual e mista, a learning analytics, a internet das coisas e a inteligência artificial são apontadas como temáticas para as quais importa olhar sob um ponto de vista curricular. Esta aposta no ensino das tecnologias digitais, programação e robótica surge reforçada no Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027 da Comissão Europeia, no Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado pelo Governo Português através da Resolução do Conselho de Ministros nº. 30/ 2020, e mais recentemente no Plano de Recuperação e Resiliência através dos Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos. Este curso procura responder às necessidades atuais e futuras de formação de professores e educadores na área da utilização das tecnologias digitais emergentes (Realidade Virtual, Aumentada e Mista, Inteligência Artificial, Internet das Coisas) e da Robótica Educativa no ensino básico e secundário.

O curso visa desenvolver as seguintes competências:

  • competência de criação e adaptação de cenários de aprendizagem, com recurso à robótica educativa e às tecnologias digitais emergentes;
  • competência na utilização das tecnologias digitais no ensino de temáticas dos currículos do ensino básico e secundário;
  • competência de análise crítica, adaptação e aplicação de novas metodologias no ensino e na aprendizagem, quer no domínio das TIC e da robótica, quer para a sua utilização no desenvolvimento de projetos;
  • competência de compreensão e aplicação dos princípios e fundamentos da programação de robôs e outros objetos tangíveis programáveis para fins educativos;
  • competência de utilização ética e segura das tecnologias digitais.

Destinatários

O Curso destina-se a educadores e professores do ensino básico e secundário, profissionais no domínio da educação e formação na área das tecnologias digitais com interesse na implementação de projetos envolvendo as tecnologias digitais, robótica e outras tecnologias emergentes. São ainda destinatários do curso formadores com interesse em aprofundar os seus conhecimentos e competências nesta área.

Horário de funcionamento

As aulas decorrem nas segundas-feiras, das 17h00 às 21h00, e nos sábados, das 9h00 às 13h00.

Informações ÚteisHorários
Plano de Estudos
Regulamentação
Dúvidas frequentes
FAQ
Informações ÚteisHorários
Plano de Estudos
Regulamentação
Dúvidas frequentes
FAQ

Candidaturas

Datas e condições de acesso