• Autarquias: Câmara Municipal da Amadora, Câmara Municipal de Cascais, Câmara Municipal de Oeiras, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Câmara Municipal de Loures (Participação na divulgação do curso junto dos diferentes agrupamentos de escolas afetos a cada município)
  • CDI Portugal (Participação na divulgação dos cursos e atividades pedagógicas pontuais)
  • Promethean (Participação em atividades pedagógicas, na divulgação dos cursos e na formação dos docentes sobre a utilização de painel interativo e da plataforma Classflow)

Coordenação Científica

Entidades Parceiras (empresas, serviços públicos, autarquias, etc.):

• CDI Portugal
  • Promethean

Apresentação e objetivos do curso

Diversos documentos orientadores a nível europeu sugerem, em termos prospetivos para os próximos 10 anos, a existência de uma necessidade premente de profissionais na área das tecnologias de informação e comunicação. Mas existem outras razões para o movimento de integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da Computer Science (CS) desde os primeiros anos de escolaridade. Uma das razões apontadas para este movimento é o facto de uma formação desta natureza contribuir de forma relevante para a compreensão do modo como as tecnologias digitais estão presentes e estruturam muitos processos que vivemos na sociedade atual. Deste modo, temáticas como a literacia digital, o pensamento computacional, a introdução à programação e a robótica e, mais recentemente, a realidade aumentada, virtual e mista, a learning analytics, a internet das coisas e a inteligência artificial são apontadas como temáticas para as quais importa olhar sob um ponto de vista curricular. Esta aposta no ensino das tecnologias digitais, programação e robótica surge reforçada no Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027 da Comissão Europeia, no Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado pelo Governo Português através da Resolução do Conselho de Ministros nº. 30/ 2020, e mais recentemente no Plano de Recuperação e Resiliência através dos Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos. Este curso procura responder às necessidades atuais e futuras de formação de professores e educadores na área da utilização das tecnologias digitais emergentes (Realidade Virtual, Aumentada e Mista, Inteligência Artificial, Internet das Coisas) e da Robótica Educativa no ensino básico e secundário.

O curso visa desenvolver as seguintes competências:

• competência de criação e adaptação de cenários de aprendizagem, com recurso à robótica educativa e às tecnologias digitais emergentes;
  • competência na utilização das tecnologias digitais no ensino de temáticas dos currículos do ensino básico e secundário;
  • competência de análise crítica, adaptação e aplicação de novas metodologias no ensino e na aprendizagem, quer no domínio das TIC e da robótica, quer para a sua utilização no desenvolvimento de projetos;
  • competência de compreensão e aplicação dos princípios e fundamentos da programação de robôs e outros objetos tangíveis programáveis para fins educativos;
  • competência de utilização ética e segura das tecnologias digitais.

Destinatários

O Curso destina-se a educadores e professores do ensino básico e secundário, profissionais no domínio da educação e formação na área das tecnologias digitais com interesse na implementação de projetos envolvendo as tecnologias digitais, robótica e outras tecnologias emergentes. São ainda destinatários do curso formadores com interesse em aprofundar os seus conhecimentos e competências nesta área.

As unidades curriculares do curso estão acreditadas pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC) para efeitos de progressão na carreira.

Horário de funcionamento

As aulas decorrem nas segundas-feiras, das 17h00 às 21h00, e nos sábados, das 9h00 às 13h00.

Início das aulas: 23 de setembro de 2023

Informações ÚteisHorários
Plano de Estudos
Regulamentação