Coordenação Científica

Professor Doutor João Manuel Piedade

Apresentação e objetivos do curso

Assiste-se em Portugal – como em outros países da Europa e de outros continentes – à emergência de iniciativas de integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da Computer Science (CS) (nomeadamente através da iniciação à programação – coding) desde os primeiros anos de escolaridade. Estas iniciativas visam desenvolver nas crianças conhecimentos sobre tecnologias digitais através de uma variedade de aplicativos e da sua utilização responsável, na iniciação à programação, na programação de objetos tangíveis (robots e drones), através de projetos de natureza inter e transdisciplinar incidindo em temáticas muito variadas.

Nesse sentido, este curso visa responder às necessidades de formação dos educadores, professores e formadores de professores no domínio do uso das tecnologias digitais na educação e, em particular, da robótica educativa. Mais precisamente, pretende-se promover o desenvolvimento de competências e capacidades quer para realizar atividades docentes tirando partido das tecnologias digitais quer para lecionar a área das TIC.

Visando contribuir para o desenvolvimento profissional de educadores, professores do ensino básico e formadores de professores no domínio das tecnologias digitais, nomeadamente no âmbito da robótica educativa, no final do curso os participantes estarão aptos a:

  • criar e adaptar cenários de aprendizagem, com recurso a tecnologias digitais e à robótica educativa;
  • utilizar as tecnologias digitais no ensino de temáticas de diferentes áreas disciplinares do ensino básico;
  • analisar, adaptar e aplicar novas metodologias no ensino quer no domínio das TIC e da robótica, quer na utilização das TIC no desenvolvimento de projetos;
  • compreender e aplicar os princípios e fundamentos da programação de robots e drones para fins educativos;
  • realizar uma utilização ética e segura das tecnologias digitais.

Nos termos da alínea e) do n.º 1 do Art.º 3.º do Decreto-Lei 95/97 de 23 abril, o curso enquadra-se na área de formação especializada de organização e desenvolvimento curricular para os docentes que, à data da admissão ao curso, sejam educadores de infância, professores do ensino básico ou professores do ensino secundário profissionalizados e com, pelo menos, cinco anos de serviço docente.

Destinatários

O Curso destina-se a educadores e professores do ensino básico, profissionais no domínio da educação e formação na área das TIC, bem como docentes com interesse na implementação de projetos envolvendo as TIC e formadores com interesse em aprofundar os seus conhecimentos e competências. São igualmente destinatários do curso todos aqueles que pretendem adquirir competências para a implementação de atividades educativas e formativas no quadro das Orientações Curriculares para as TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico e, no quadro das Aprendizagens Essenciais de TIC no Ensino Básico.

Horário de funcionamento

O curso funciona em regime b-learning com algumas atividades presenciais que decorrem ao Sábado entre as 09h e as 13h. Os alunos que não possam participar nas sessões presenciais podem fazê-lo através de webconferência ou de outra forma articulada com os docentes.

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