Apresentação

O Doutoramento em Educação combina o conhecimento aprofundado e atualizado na área científica com formação teórica e metodológica rigorosa de modo a promover o desenvolvimento de investigação original e com impacto transformador. A formação avançada contribui para a resolução de problemas críticos nas áreas da investigação e da inovação em vários contextos de prática educativa.

O desenvolvimento da investigação faz-se em estreita articulação com os programas e os projetos de pesquisa em curso no centro de investigação do Instituto de Educação – a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) – e em ligação a outras universidades e centros de investigação nacionais e estrangeiros.

O Doutoramento em Educação é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialidade, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em Educação compreende duas fases:

  • Curso de doutoramento, que se constitui como um período propedêutico e probatório, com a duração máxima de dois semestres (correspondente a 60 ECTS), e que se concretiza pela elaboração de um projeto de investigação. No final do curso, o projeto é defendido em ato público e a sua aprovação é condição para a continuidade do ciclo de estudos;
  • Elaboração, discussão e aprovação da tese de doutoramento, original e especialmente realizada para este fim.

Finalidades

No final deste ciclo de estudos, os doutorandos estarão aptos a realizar trabalhos de investigação original que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento e comprometidos com os desafios da inovação e da mudança em educação.

Este percurso formativo e investigativo visa:

  • Desenvolver competências de investigação associadas a uma especialidade da área científica da educação;
  • Desenvolver competências para a comunicação e transferência dos resultados da investigação, junto à comunidade académica e à sociedade em geral;
  • Desenvolver competências para a intervenção fundamentada em contextos de ação profissional da educação.

Admissão e condições de acesso

Podem candidatar -se ao acesso ao Doutoramento em Educação:

  • Detentores do grau de Mestre em Ciências da Educação ou em Educação que pretendam aprofundar conhecimentos e desenvolver um projeto de investigação que se enquadre no tema e objetivos do curso.
  • Detentores de grau de Mestre em outras especialidades, desde que com currículo profissional e científico adequado à temática do curso.
  • A título excecional, podem ainda candidatar-se os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pelo Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização do doutoramento.

A principal modalidade de ingresso no doutoramento é através de candidatura a um concurso aberto para um Programa de Doutoramento por ramo e especialidade com indicação do número de vagas. A abertura deste concurso será publicitada através de Edital e obedecerá a normas e formulários próprios.

Nas áreas de doutoramento em que não houver concurso os candidatos devem dirigir um requerimento ao Conselho Científico do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa formalizando a sua candidatura. Apenas em casos excecionais, devidamente justificados, poderá haver ingresso através de candidatura individual ao doutoramento numa área de especialidade em anos em que se realizou um concurso aberto.

Acreditação

O curso de Doutoramento em Educação encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Testemunhos

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FAQ
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Candidaturas

 Datas e condições de acesso