Os cursos de Mestrado em Educação e Doutoramento em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nas suas diferentes áreas de especialização, são reconhecidos para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira ao abrigo da Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril, conforme tabela atualizada a 13 de abril de 2016, disponível na página da Internet da DGAE: http://www.dgae.mec.pt/?wpfb_dl=1037 (páginas 73 a 75).

O Curso de doutoramento em Formação de Professores e Supervisão pretende responder às aspirações de um significativo número de pessoas que já detém uma qualificação ao nível do mestrado e deseja aprofundar os seus conhecimentos científicos nas áreas da formação de professores e supervisão, e desenvolver competências de investigação em ordem à realização de um projeto de doutoramento.

Administração e Política Educacional

O objetivo central do curso incide na articulação entre conhecimento e ação pública e desenvolve-se através de duas dimensões analíticas principais: a regulação da ação pública; a produção e circulação do conhecimento e a sua interação com a ação pública. Está orientado para o estudo das políticas educativas em Portugal, tendo por base uma matriz teórica e metodológica que privilegia a abordagem da política como “ação pública” que não se centra exclusivamente na intervenção do Estado e da sua administração, mas tem em conta a diversidade de cenas e atores envolvidos no processo político, em diferentes níveis, bem como as suas múltiplas interdependências.

Avaliação em Educação

O objetivo central do curso é proporcionar uma sólida formação no domínio do conhecimento da Avaliação, estando organizado em duas áreas aplicadas – Avaliação das Aprendizagens e Avaliação de Projetos e Programas. Está orientado para a aquisição e/ou consolidação de conhecimentos e capacidades para a conceção e desenvolvimento de projetos de investigação nos domínios da avaliação interna e externa das aprendizagens; das relações entre avaliação interna e externa das aprendizagens; avaliação de projetos e programas e políticas educativas, entre outros.

Didática da Matemática

Tem como objetivo proporcionar uma formação aprofundada em Didática da Matemática, incluindo uma preparação para realizar investigação e desenvolver projetos de desenvolvimento curricular e intervenção neste domínio, oferecendo uma perspetiva atual e crítica sobre a Didática da Matemática e promovendo o contacto com a comunidade de investigação na área.

Didática das Ciências

Tem como objetivo proporcionar uma formação aprofundada em Didática das Ciências, incluindo a preparação para realizar investigação, oferecendo uma perspetiva atual e crítica sobre a Didática das Ciências e promovendo o contacto com uma comunidade de investigação na área. As principais linhas de investigação em que se desenvolverão os projetos são: desenvolvimento curricular em ciências, integração curricular das TIC em ciências, educação em ciências em contextos formal e informal.

Formação de Adultos

Está orientado para o estudo das articulações entre Educação, Formação e Trabalho e pretende proporcionar ferramentas teóricas e metodológicas que permitam desenvolver projetos de investigação que se enquadrem nos domínios das políticas e práticas de educação e formação de jovens e adultos e de formação profissional em empresas; das dinâmicas de articulação entre educação, formação e trabalho; da formação experiencial; da educação popular e emancipação social; da recomposição do campo profissional da educação e da reconfiguração do trabalho do educador de adultos.

Formação de Professores

Obedece ao tema geral “Formação de Professores e Formação Pedagógica de Formadores – Conceções e Práticas” e pretende responder às aspirações de um significativo número de pessoas que já detém uma qualificação ao nível do mestrado e deseja aprofundar os seus conhecimentos científicos nas áreas da formação de professores e de formadores, e desenvolver competências de investigação em ordem à realização de um projeto de doutoramento.

Formação de Professores. Tema: Educação Artística

Pretende responder às aspirações de uma população crescente que já detém uma qualificação ao nível do mestrado e deseja muito justamente aprofundar, por um lado, os seus conhecimentos científicos nas áreas da Formação de Professores, especialmente focada nas relações entre educação e arte, e, por outro, desenvolver competências de investigação em ordem à realização de um projeto pessoal de doutoramento.

Formação de Professores. Tema: Educação Especial

Constitui uma oferta formativa especializada na área da Formação de Professores em Educação Especial, orientando-se para profissionais de educação que pretendem aprofundar conhecimentos sobre a educação de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e sobre a formação de professores nesta área.

Formação de Professores. Tema: Ensino das Línguas

Pretende responder às aspirações de um significativo número de pessoas que deseja aprofundar os seus conhecimentos científicos na área da formação de professores, educadores e formadores com foco no ensino de línguas (materna, não materna e estrangeiras) e da educação em línguas em geral, em contextos formais e não formais, bem como desenvolver competências de investigação com vista à realização de um projeto de doutoramento.

Formação de Professores e Supervisão

O curso de doutoramento em Formação de Professores e Supervisão pretende responder às aspirações de um significativo número de pessoas que já detém uma qualificação ao nível do mestrado e deseja muito justamente aprofundar os seus conhecimentos científicos nas áreas da formação de professores e supervisão, e desenvolver competências de investigação em ordem à realização de um projeto de doutoramento.

Formação de Professores e Supervisão. Tema: Educação Especial

Este curso de doutoramento constitui uma oferta formativa especializada na área da Formação de Professores e Supervisão em Educação Especial, orientando-se para profissionais de educação que pretendem aprofundar conhecimentos sobre a educação de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e sobre a formação de professores nesta área.

Formação de Professores e Supervisão. Tema: Ensino das Línguas

O curso de doutoramento nesta especialidade visa proporcionar formação avançada nas área de supervisão, orientação e acompanhamento da prática profissional e de formação de professores, educadores e formadores com foco no ensino de línguas (materna, não materna e estrangeiras) e da educação em línguas em geral, em contextos formais e não formais, bem como desenvolver competências de investigação com vista à realização de um projeto de doutoramento.

História da Educação

Tem como finalidade ampliar e aprofundar o conhecimento histórico-pedagógico sobre o pensamento e as realidades educativas portuguesa, europeia, mundial. De modo específico permite escrever a evolução educativa; preservar a memória e o património educacional, cultural e escolar; valorizar a educação histórica na sociedade atual; contribuir para a interdisciplinaridade na compreensão e no desenvolvimento educativos; aprofundar a conscientização humanística e cívica.

Psicologia da Educação

Tem como objetivo geral proporcionar uma formação aprofundada em Psicologia da Educação, incluindo uma preparação para realizar estudos e projetos, enquadrados nas seguintes linhas de investigação: desenvolvimento humano em contextos educacionais diversificados; aprendizagem em contextos educativos; ativação da realização pessoal, onde a motivação, o autoconceito, a criatividade e as necessidades educativas especiais são temas considerados.

Supervisão e Orientação da Prática Profissional

Tem como objetivos proporcionar uma formação avançada no conhecimento teórico e empírico sobre a supervisão, a orientação, e o acompanhamento da prática profissional, enquanto processos contínuos de desenvolvimento e de aprendizagem experiencial baseados no trabalho inserido no contexto social de várias profissões e capacitar para a conceção e desenvolvimento de projetos de investigação e inovação no domínio da formação de professores e de formadores.

Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Tema: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges

Visa proporcionar a educadores, professores, formadores de professores e a outros técnicos de educação uma formação avançada de natureza pedagógica na utilização educativa das TIC. A investigação constitui o eixo estratégico nas atividades a realizar no curso, tendo em vista desenvolver nos estudantes a capacidade de realizar investigação de forma autónoma, de aprofundar temas da área e ainda promover a reflexão crítica sobre os interfaces entre as TIC, a educação e a sociedade.

Teoria e Desenvolvimento Curricular

O objetivo central do curso é desenvolver e aprofundar instrumentos de análise que permitam alargar as fronteiras do conhecimento educacional no que se refere tanto à fundamentação, teorização e justificação, quanto à elaboração, planeamento, operacionalização e avaliação em matéria de currículo, de decisão didática e de inovação pedagógica. Está orientado para a análise do fenómeno educativo, tendo por base uma matriz teórica e metodológica que privilegia a abordagem das questões do conhecimento, dos atores e das situações educativas.

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