Coordenação Científica

Apresentação

O curso de Doutoramento em Educação na especialidade de Avaliação em Educação foi pensado e organizado no sentido de poder criar condições para o estudo, a análise e a avaliação de uma variedade de fenómenos relacionados com as políticas públicas de educação e com a sua materialização através de programas, projetos e medidas diversas. Deste modo, são objeto de interesse primordial as políticas e práticas de qualquer área aplicada da avaliação (e.g., aprendizagens, escolas, programas) em qualquer nível de ensino e em qualquer contexto.

A investigação desenvolvida no âmbito do curso desenvolve-se tendo em conta o trabalho em curso no centro de investigação do IE – a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), nomeadamente no âmbito do programa de investigação “Forças de Mudança em Educação”. Nestes termos, as pesquisas a realizar pelos doutorandos centrar-se-ão, nomeadamente, no estudo de relações entre políticas e práticas no âmbito de qualquer área aplicada da avaliação e os processos de inovação, mudança e desenvolvimento nos sistemas de educação e formação, formais ou informais.

No presente ano letivo (2019/2020) será dada particular relevância a projetos que estudem políticas e práticas de avaliação das, e para as, aprendizagens, incluindo o estudo de relações entre avaliações internas e avaliações externas de âmbito nacional e internacional e uma diversidade de fenómenos e realidades educativas. Serão igualmente privilegiados projetos que contribuam para aprofundar o conhecimento das relações entre programas e projetos de âmbito nacional ou local, que materializam as políticas públicas de educação, e a melhoria e a inovação da educação formal ou informal numa diversidade de contextos.

Nestes termos, o curso privilegia a avaliação das aprendizagens e a avaliação de projetos e programas, enquanto áreas aplicadas do domínio do conhecimento da avaliação, sendo ainda possível desenvolver projetos de investigação noutras áreas como é o caso da avaliação institucional e da avaliação de políticas públicas.

Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialidade, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.

Finalidades

As principais finalidades deste curso de doutoramento são as seguintes:

  • Proporcionar uma sólida e aprofundada formação que permita desenvolver conhecimentos, competências e práticas no domínio da avaliação e da investigação;
  • Proporcionar oportunidades que permitam conceber e desenvolver projetos de investigação e/ou de avaliação que estudem políticas e práticas de avaliação em quaisquer contextos e níveis dos sistemas de educação e formação.

Admissão e condições de acesso

(de acordo com Regulamento Geral para o 3.º Ciclo no Ramo de Educação)

Podem candidatar-se ao acesso ao Doutoramento em Educação:

  • Detentores do grau de Mestre em Ciências da Educação ou em Educação que pretendam aprofundar conhecimentos e desenvolver um projeto de investigação que se enquadre no tema e objetivos do curso;
  • Detentores de grau de Mestre em outras especialidades, desde que com currículo profissional e científico adequado à temática do curso;
  • A título excecional, podem ainda candidatar-se os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pelo Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização do doutoramento.

Horário de funcionamento

No ano letivo 2019/20, prevê-se que o curso funcione à 3ª feira, das 15h às 21h.