Coordenação Científica

Professora Doutora Maria João Mogarro
Professora Doutora Teresa Leite
Professora Doutora Ana Sofia Freire

Apresentação e objetivos do curso

Este curso de doutoramento constitui uma oferta formativa especializada na área da Formação de Professores em Educação Especial, orientando-se para profissionais de educação que pretendem aprofundar conhecimentos sobre a educação de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e sobre a formação de professores nesta área. Este curso visa desenvolver competências de investigação em ordem à realização de um projeto de doutoramento.

O curso inclui a abordagem de problemáticas centrais da Formação de Professores e a abordagem de aspetos específicos da Educação de crianças e jovens com NEE, organizando-se nos seguintes domínios:

  • Evolução histórica da Educação Especial e da Formação de Professores neste âmbito; a educação de crianças e jovens com NEE, a Escola Inclusiva e as respostas educativas no sistema de ensino português.
  • Perturbações do Desenvolvimento e Aprendizagem no contexto pré-escolar e escolar; caraterização e processos de referenciação e avaliação inicial; definição, desenvolvimento e avaliação de adequações curriculares e currículos específicos; as tecnologias de apoio à comunicação; investigação em Educação Especial e Educação Inclusiva – o estado da arte.
  • Conceções e práticas de formação de professores e profissionalidade docente; análise de projetos e práticas de formação inicial e contínua de professores e a sua relação com o perfil de competências do educador de infância e professor do ensino básico e secundário com vista à inclusão de alunos com NEE.
  • Formação de docentes de Educação Especial na perspetiva inclusiva; articulação e colaboração dos docentes de Educação Especial com outros agentes educativos e equipas médico-terapêuticas; análise das diferentes dimensões dos currículos de formação especializada e dos processos de construção da identidade profissional destes docentes.

Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialização, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.

Destinatários

  • Detentores do Grau de Mestre em Ciências da Educação ou em Educação.
  • Detentores de grau de Mestre em outras áreas científicas com currículo científico ou profissional relacionado coma temática do curso, preferencialmente a Educação Especial, interessados em desenvolver os seus conhecimentos científicos e competências nas áreas da formação de professores e de formadores.
  • A título excecional, podem ainda candidatar-se os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pelo Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização do doutoramento.

Em todos os casos, é exigido que a proposta de problemática a investigar durante o programa de doutoramento se insira no tema do curso de formação avançada.
A frequência do programa de doutoramento pressupõe o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira (francês ou inglês), ao nível da compreensão oral e da escrita.

Candidaturas

Datas e condições de acesso