Coordenação Científica

Professora Doutora Ana Paula Caetano
Professora Doutora Isabel Freire
Professor Doutor Luís Tinoca
Professora Doutora Maria João Mogarro

Apresentação e objetivos do curso

O curso de doutoramento obedece ao tema geral “Formação de Professores e Formação Pedagógica de Formadores – Conceções e Práticas” e pretende responder às aspirações de um significativo número de pessoas que já detém uma qualificação ao nível do mestrado e deseja muito justamente aprofundar os seus conhecimentos científicos nas áreas da formação de professores e de formadores, e desenvolver competências de investigação em ordem à realização de um projeto de doutoramento.

O curso pretende aprofundar conhecimentos e desenvolver competências que permitam a realização de projetos de investigação sobre problemáticas diversas, nomeadamente:

  • Relação entre a formação de professores e as conceções (mutáveis) de profissionalização, de profissionalidade e de profissionalismo docentes.
  • Pensamento e atuação ético-deontológica dos docentes como dimensão do profissionalismo.
  • Análise de projetos e de práticas de formação inicial e contínua de educadores e de professores dos diferentes níveis de ensino, e dos seus efeitos.
  • Análise de pressupostos conceptuais e de dispositivos de formação pedagógica de formadores.
  • Relação entre desenvolvimento pessoal e profissional, necessidades de formação e mudanças educativas.

Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialização, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.

Destinatários

  • Detentores do Grau de Mestre em Ciências da Educação ou em Educaçãointeressados em desenvolver os seus conhecimentos científicos e competências nas áreas da formação de professores e de formadores..
  • Detentores de grau de Mestre em outras especialidades, desde que com currículo profissional e científico adequado à temática do curso.
  • A título excecional, podem ainda candidatar-se os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pelo Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização do doutoramento.

Em todos os casos, é exigido que a proposta de problemática a investigar durante o programa de doutoramento se insira no tema do curso de formação avançada.
A frequência do programa de doutoramento pressupõe o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira (francês ou inglês), ao nível da compreensão oral e da escrita.

A principal modalidade de ingresso no doutoramento é através de candidatura a um concurso aberto para um Programa de Doutoramento por ramo e especialidade com indicação do número de vagas. A abertura deste concurso será publicitada através de Edital e obedecerá a normas e formulários próprios.

Nas áreas de doutoramento em que não houver concurso os candidatos devem dirigir um requerimento ao Conselho Científico do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa formalizando a sua candidatura. Apenas em casos excecionais, devidamente justificados poderá haver ingresso através de candidatura individual ao doutoramento numa área de especialidade em anos em que se realizou um concurso aberto.

Candidaturas

Datas e condições de acesso