Que cursos de 1.º ciclo são ministrados pelo IE?

A Licenciatura em Educação e Formação, que visa formar jovens para participar proactivamente nos domínios da educação e da formação. Os campos da educação e formação são aqui entendidos com sentido amplo, incluindo não só os fenómenos educativos de âmbito escolar mas também os de natureza não formal e abrangendo os processos de desenvolvimento e aprendizagem em contextos de trabalho. É uma licenciatura que favorece a compreensão da complexidade dos fenómenos educativos e formativos, procurando que o estudante desenvolva competências que lhe permitam atuar nas várias modalidades da educação e formação, não apenas dentro do sistema educativo, mas igualmente nas organizações de âmbito cultural, social, assistencial, económico, de justiça e saúde. Trata-se, pois, de conferir uma formação com uma grande amplitude de atuação, mas também com valências específicas para intervir nos âmbitos acima referidos, com os mais diversos públicos – crianças, jovens, adultos e idosos.

Qual a duração da Licenciatura? ECTS? Regime?

A duração normal do curso é de 3 anos, 6 semestres, em regime diurno.

O número de créditos necessário à obtenção do grau é de 180 ECTS (152.5 ECTS obrigatórios e 27.5 optativos)

Quais as saídas profissionais?

Os Licenciados em Educação e Formação, para além da integração em carreiras já previstas pela legislação em vigor, designadamente a de técnico superior de educação (Educação, Ensino Superior, Investigação Científica e Autarquias) e a de técnico superior de formação (Emprego e Segurança Social), podem trabalhar em:

  • organismos da administração central ou local (ministérios, municípios…);
  • escolas (ensino primário, secundário, médio e universitário);
  • recursos humanos e formação das empresas;
  • organizações e serviços de formação profissional;
  • instituições diversas ligadas a práticas educativas não formais (autarquias, associações culturais, museus, bibliotecas, centros de saúde, centros de segurança social, IPSS, ONG), centros de reconhecimento e validação de competências;
  • docência no ensino superior de disciplinas das áreas da Educação e da Formação;
  • consultoria na área da formação profissional;
  • formação pedagógica de formadores.
Qual é o plano de estudos da Licenciatura?
1.º ano / 1.º semestre

Psicologia do Desenvolvimento

Sociologia da Educação e da Formação

História dos Sistemas Educativos Contemporâneos

Tecnologias da Educação e da Formação

Introdução à Investigação Educacional

Seminário 1 – Atores e Contextos de Educação e Formação

 

1.º ano / 2.º semestre

Psicologia da Aprendizagem

Sociologia da Educação e das Culturas Juvenis

Teoria e Desenvolvimento Curricular

Economia da Educação e da Formação

Análise Qualitativa de Dados

Seminário 2 – Análise de Projetos Educativos e Formativos

2.º ano / 1.º semestre       

Política e Administração Educacional

Educação Comparada

Avaliação em Educação e Formação

Análise Quantitativa de Dados

Seminário 3 – Observação de Dinâmicas Educativas e Formativas

Opção

2.º ano / 2.º semestre

Teoria da Educação e da Formação

Modelos de Formação

Políticas e Práticas de Educação e Formação de Adultos

Conceção de Projetos com Tecnologias Digitais

Seminário 4 – Caracterização de Organizações Educativas e Formativas

Opção

3.º ano / 1.º semestre

Gestão das Organizações Educativas

Mediação Socioeducativa

E-learning e Formação a Distância

Seminário 5 – Conceção de um Projeto de Intervenção

Opção

3.º ano / 2.º semestre

Relação Educativa

Seminário 6 – Desenvolvimento e Avaliação de um Projeto de Intervenção

Opção

Posso frequentar disciplinas singulares (regime livre)?

Os interessados em frequentar unidades curriculares em regime livre (correspondentes a cursos de formação) no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa podem consultar as condições e os prazos de candidatura em http://www.ie.ulisboa.pt/formacao/

De acordo com o Regulamento de Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas da Universidade de Lisboa, aprovado pelo Despacho n.º 8389/2014, publicado no DR 2.ª série de 27 de junho, “A oferta formativa através da frequência de unidades curriculares isoladas possibilita o aprofundamento e atualização de conhecimentos, bem como a concretização de uma formação multidisciplinar. A frequência de unidades curriculares isoladas visa também alargar a oferta formativa da ULisboa a novos públicos, em áreas ou temas da sua competência, permitindo ainda potenciar as valências formativas da ULisboa no domínio da formação ao longo da vida.”

Qual é o calendário letivo do IE?

O ano letivo corresponde a 40 semanas organizadas em dois semestres de igual duração.

O 1.º Semestre tem início na segunda quinzena de setembro e termina em fevereiro. A época normal de exames do 1.º semestre decorre no mês de janeiro e a época de recurso em fevereiro.

O 2.º Semestre tem início na segunda quinzena de fevereiro e termina em julho. A época normal de exames do 2.º semestre decorre no mês de junho e a época de recurso em julho.

Qual é o sistema de classificação no IE?

A avaliação em cada unidade curricular:

  • é da responsabilidade do coordenador e respetivos docentes;
  • tem em conta a assiduidade (exceto para os alunos em regime especial);
  • é concretizada de diferentes modos (testes, apresentações orais, trabalhos escritos, relatórios, projetos, simulações, portfolios, etc.);
  • é expressa na escala numérica inteira de 0 a 20, sendo 10 (dez) a nota mínima para aprovação.
Quais os recursos eletrónicos disponíveis para os alunos do IE?
  • Correio Eletrónico (http://webmail.campus.ul.pt), com capacidade superior a 7 GB, que pode continuar a usar depois de ter concluído os seus estudos e pode ser configurada para redirecionar as mensagens recebidas para outro endereço que já utilize habitualmente.
  • Recursos de Software (Office 365, nVivo, SPSS, Amos, Colibri) e Moodle, através do qual os alunos têm acesso aos conteúdos de suporte às aulas, resumos, sumários, programas das disciplinas, documentos, artigos científicos, publicação de trabalhos, etc.
  • Rede Wireless (rede eduroam-Education Roaming), que permite o acesso à internet de banda larga gratuita e sem fios, no edifício do IE e noutros edifícios da Universidade, bem como na maioria dos espaços universitários do país e da Europa.

Consulta / Empréstimo de recursos e documentos audiovisuais e multimédia (câmaras de vídeo, gravadores áudio, scanner autónomo).

Que outros serviços oferece o IE?
  • Biblioteca, com mais de 35 000 livros e de 1300 revistas e milhares de documentos audiovisuais e multimédia.
  • Acesso a Bibliotecas Digitais, que permitem aceder a publicações e artigos científicos de elevado interesse dentro e fora da Universidade. Estão acessíveis através dos portais integrados da EBSCO e da B-ON, que permitem o acesso e download de publicações e artigos científicos de elevado interesse dentro e fora do Campus da ULisboa, bastando para isso uma configuração VPN.
  • Aconselhamento psicológico e de orientação de carreira (o GAPE-Gabinete de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes tem por objetivo apoiar os estudantes na sua integração, desenvolvimento e integração social futura, bem como atender às suas necessidades específicas).
  • Gabinete de mobilidade (divulga oportunidades de participar em Programas de Mobilidade Internacional e Nacional).
  • Associação de Estudantes(desenvolve atividades de carácter formativo, pedagógico, cultural e lúdico, dá apoio e faz o acompanhamento de todos os estudantes, de modo a garantir um efetivo sucesso escolar, e dispõe de condições vantajosas para os estudantes em serviços diversos – reprografia, livraria, bar, etc.).
Como posso colaborar em atividades do IE?
  • O Instituto de Educação mantém um programa de iniciativas diversas – conferências, seminários, encontros, congressos internacionais – onde se debatem questões atuais da Educação e se divulga o trabalho realizado pelos seus docentes, investigadores e alunos da pós-graduação. A participação dos alunos na organização destes eventos científicos e profissionais é uma oportunidade para enriquecer o seu percurso escolar, desenvolver competências pessoais e de trabalho e ainda fortalecer a relação com professores e colegas. O tipo de apoio solicitado é diversificado e varia consoante o evento em causa. No final, os estudantes voluntários recebem um certificado de participação.
  • O GAPE-Gabinete de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes coordena diversas atividades com os estudantes do Instituto de Educação:
  • Programa de Mentorado, através do qual os estudantes mais velhos são mentores dos novos estudantes do Instituto de Educação, organizam atividades de acolhimento, dão apoio na sua integração e esclarecem dúvidas;
  • Núcleo de Promoção do Voluntariado, que incentiva e apoia a prática do voluntariado pelos alunos do Instituto de Educação, através da oferta de propostas e/ou organização de projetos que vão ao encontro dos interesses dos estudantes e das necessidades identificadas na comunidade envolvente.
Onde posso ficar alojado?

Na Universidade de Lisboa existem 19 residências universitárias para estudantes. No início de cada ano letivo, são disponibilizadas vagas para os alunos do IE, que devem inscrever-se nos Serviços de Ação Social.

Onde posso comer?

Na Universidade de Lisboa existem 10 refeitórios / cantinas que servem refeições completas (sopa, prato, pão, sobremesa – doce, fruta ou iogurte – e bebida – água, sumo de máquina ou chá), incluindo dieta (mediante marcação prévia). Em alguns casos existe a oferta de uma refeição ovolactovegetariana. O acesso a estas unidades está condicionado à apresentação do cartão de estudante.

Onde posso receber cuidados de saúde?

Antes de chegar a Portugal, os estudantes não europeus devem ativar um seguro de saúde internacional (numa companhia à sua escolha). Para além disso, os alunos do IE estão abrangidos pelo seguro escolar e podem ainda aceder a consultas de clínica geral e outras especialidades médicas com preços especiais num dos Centros Médicos do Núcleo de Saúde e Bem-Estar da ULisboa (Centro Médico do Estádio e Centro Médico da Ajuda).

Onde posso praticar desporto?

Os estudantes do IE têm condições especiais para a prática de exercício físico e de atividades desportivas no Complexo Desportivo do Estádio Universitário de Lisboa.

Existem salas de estudo no IE?

O IE disponibiliza aos seus estudantes diferentes espaços para as suas atividades académicas, todos com acesso wireless. Existe ainda uma sala de estudo, destinada a trabalho individual de estudantes, com a capacidade de 40 utilizadores, com serviço de impressão mediante pagamento (é necessário adquirir um cartão na máquina que se encontra à entrada da Biblioteca).

A Biblioteca permite o acesso a gabinetes de trabalho de grupo, para grupos de 4 pessoas, mediante reserva.

Integrado no Campus da Cidade Universitária e localizado no Jardim do Campo Grande, o Caleidoscópio dispõe duma sala de estudo com 175 lugares, aberto 24h por dia, todos os dias, com rede wireless e equipamentos de impressão.

Como chego ao IE de transportes públicos?

Carris: 731, 735, 738, 768

Transportes Sul do Tejo: Almada / Cidade Universitária

Metro: Estação Cidade Universitária

Fertagus e CP: Estação de Entrecampos

Quem pode esclarecer outras dúvidas sobre o IE?

Dúvidas sobre o funcionamento do IE, requerimentos, matrículas, inscrições: sacademicosIE@ie.ulisboa.pt

Dúvidas sobre candidaturas: candidaturas@ie.ulisboa.pt

Outras dúvidas: geral@ie.ulisboa.pt