Progressão na carreira – Reconhecimento dos ciclos de estudos conducentes aos graus de Mestre e Doutor do Instituto de Educação

Os ciclos de estudos conducentes aos graus de Mestre e Doutor em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nas suas diferentes áreas de especialização, são reconhecidos para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira nos termos da Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril, que regulamenta o processo de reconhecimento dos ciclos de estudos conducentes aos graus de mestre e doutor e dos próprios graus académicos obtidos por docentes profissionalizados, integrados na carreira, em domínio diretamente relacionado com a área científica que lecionem ou em Ciências da Educação, disponível na página da Internet da DGAE: https://www.dgae.mec.pt/gestrechumanos/pessoal-docente/carreira/aquisicao-de-outras-habilitacoes/ ( Ver “Lista de cursos deferidos com grupos de recrutamento”)

A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor.
Ligação para a publicação oficial, em Diário da República, da Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril, consultável aqui.

Apresentação

O Mestrado em Educação destina-se a profissionais de educação em exercício, oferecendo-lhes uma formação especializada aplicada, orientada para o seu desenvolvimento profissional. A formação visa o aperfeiçoamento da prática profissional e a capacitação para uma intervenção fundamentada e adequada a contextos de trabalho diversificados e em mudança. Para isso, a formação combina o conhecimento atualizado sobre educação, a reflexão sistematizada sobre os contextos profissionais e a iniciação à investigação educacional.

Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialização, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente em Portugal (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril).
A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.

O 1.º ano é de natureza presencial. O 2.º ano compreende a elaboração de uma dissertação de natureza científica ou de um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim.

Finalidades

No final deste ciclo de estudos os mestrandos estarão aptos a:

  • Desenvolver competências de diagnóstico, conceção, coordenação, gestão e avaliação em educação, atendendo à diversidade de contextos da ação educativa;
  • Conceber, desenvolver e avaliar projetos, atividades e recursos educativos;
  • Investigar sobre a prática profissional em diversos contextos de trabalho, através da realização de estudos teórica e empiricamente fundamentados em educação.

Admissão e condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso aos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre em Educação:

  • Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal na área científica de Educação ou outra afim;
  • Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo na área científica de educação ou outra afim;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área científica da Educação que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico do Instituto de Educação;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico do Instituto de Educação.

Os candidatos à área de especialidade de Didática da Matemática e à área de especialidade de Didática das Ciências do curso de mestrado em Educação devem possuir habilitação profissional para a docência no ensino básico, secundário ou superior.

Progressão na carreira – Reconhecimento dos ciclos de estudos conducentes aos graus de Mestre e Doutor do Instituto de Educação

Os ciclos de estudos conducentes aos graus de Mestre e Doutor em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nas suas diferentes áreas de especialização, são reconhecidos para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira nos termos da Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril, que regulamenta o processo de reconhecimento dos ciclos de estudos conducentes aos graus de mestre e doutor e dos próprios graus académicos obtidos por docentes profissionalizados, integrados na carreira, em domínio diretamente relacionado com a área científica que lecionem ou em Ciências da Educação, disponível na página da Internet da DGAE: https://www.dgae.mec.pt/gestrechumanos/pessoal-docente/carreira/aquisicao-de-outras-habilitacoes/ ( Ver “Lista de cursos deferidos com grupos de recrutamento”)

A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor.
Ligação para a publicação oficial, em Diário da República, da Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril, consultável aqui.

Metodologia de Investigação II

A frequência nestes módulos obriga à sua inscrição prévia:

Presencial: AQUI.

a distância: AQUI.

Todas as inscrições serão analisadas por ordem de chegada.

Nota: O preenchimento deste questionário não substitui a sua inscrição nas Unidades Curriculares de 2.º semestre, através do portal académico FENIX, entre 26 de janeiro e 10 de fevereiro.

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