Objetivos:

  • Aprofundar conhecimentos na área da educação e da formação, nomeadamente em diversas áreas de especialização, tendo em vista a sua aplicação em contextos de trabalho;
  • Diagnosticar problemas, necessidades, recursos e oportunidades de intervenção educativa em grupos, organizações e comunidades, com base em processos investigativos e numa reflexão crítica e criativa;
  • Conceber, gerir e avaliar projetos, programas, dispositivos, atividades e recursos de educação e formação, em contextos organizacionais, estruturas e serviços com valências educativas e formativas;
  • Coordenar e participar em equipes multidisciplinares, bem como colaborar com outros profissionais e investigadores em projetos, organizações e redes com um âmbito educativo e formativo;
  • Intervir na gestão de organizações com valências educativas e formativas;
  • Participar no processo de identificação, organização e sistematização de dados empíricos, qualitativos e quantitativos, destinados à produção de estudos, documentos e relatórios e pareceres no âmbito da educação e da formação;
  • Fazer consultoria no âmbito de iniciativas de educação e formação;
  • Desenvolver competências para comunicar de forma apropriada as conclusões, conhecimentos e sua fundamentação, quer a especialistas, quer a não especialistas.

Apresentação

Este mestrado visa a preparação de profissionais capazes de atuar nas várias modalidades de educação e formação, através de uma formação especializada, aplicada e adequada a contextos de trabalho diversificados e em mudança.

O mestrado destina-se a aprofundar os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas na graduação – em licenciaturas da área da Educação e da Formação ou de outras áreas das Ciências Sociais e das Humanidades -, preparando os mestrandos para intervirem no sistema educativo, em empresas, em serviços de formação profissional, em organizações de âmbito cultural, social, assistencial, económico, de justiça e saúde, entre outras.

O 1.º ano é de natureza presencial. O 2.º ano pode ser realizado através de uma das seguintes modalidades de formação: estágio de natureza profissional (preferencialmente destinado a mestrandos sem experiência profissional), trabalho de projeto de intervenção profissional (adequado a profissionais em exercício) e dissertação de natureza científica.

Finalidades

Visando a atuação em diversos contextos organizacionais, grupos, comunidades, redes e serviços com valências educativas e formativas, no final deste ciclo de estudos os mestrandos estarão aptos a:

  • Diagnosticar necessidades e problemas que requerem uma intervenção educativa, com base em processos teórica e empiricamente sustentados;
  • Conceber, gerir e avaliar projetos, atividades e recursos de educação e formação;
  • Planear e desenvolver ações de formação;
  • Coordenar e participar em equipas multidisciplinares, em diálogo com profissionais de outras áreas;
  • Desenvolver ações de consultoria no âmbito de iniciativas de educação e formação, através de estudos, relatórios e pareceres.

Destinatários

  • Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Educação/Ciências da Educação;
  • Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º. Ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas de Educação/Ciências da Educação;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área de Educação/Ciências da Educação que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico do Instituto de Educação;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico do Instituto de Educação.
Informações Úteis
Regulamentação
Dúvidas frequentes
FAQ