Qualificar profissionais através do desenvolvimento de capacidades de análise sistematizada e de intervenção em atividades de direção e gestão de organizações educativas, nomeadamente das organizações escolares, fundamentadas no conhecimento gerado na área da Administração e da Política Educacional.
Qualificar os profissionais de educação, designadamente ligados ao sistema escolar, interessados em atualizar conhecimentos e desenvolver competências que lhes permitam responder, de modo pertinente e eficaz, aos novos desafios que enfrentam através de práticas inovadoras.
Desenvolver e aprofundar conhecimentos e competências na área da Supervisão e Orientação da Prática Profissional com o duplo propósito de promover o aperfeiçoamento da prática profissional dos formandos e a aquisição de competências no âmbito da investigação e realização de projetos.
Promover a formação avançada de docentes e outros técnicos da educação no domínio da problemática da integração e utilização das tecnologias digitais na educação e formação, desenvolvendo competências relacionadas quer com a intervenção e o desenvolvimento, quer com a análise e a reflexão crítica sobre o uso das tecnologias digitais em educação.
Avaliação em Educação
Garantir uma sólida formação que permita fundamentar a conceção e o desenvolvimento de um largo espetro de investigações e de estudos no domínio da Avaliação, articulando a formação teórica com a concretização prática de projetos e investigações numa diversidade de áreas aplicadas. Funciona em regime b-learning.
Didática da Matemática
Aprofundar conhecimentos e desenvolver capacidades em Didática da Matemática (em todos os ciclos do ensino básico, secundário e superior) para promover o aperfeiçoamento da prática profissional e proporcionar o desenvolvimento de competências de investigação e realização de projetos de intervenção em educação matemática. Funciona em regime b-learning.
Didática das Ciências
Desenvolver e aprofundar de conhecimentos e capacidades na área da Didática das Ciências (Biologia, Geologia, Física, Química e Ciências no Ensino Básico), para promover o aperfeiçoamento da prática profissional e adquirir competências no âmbito da investigação em educação e da realização de projetos.
Formação de Adultos
Proporcionar as ferramentas teóricas e metodológicas que permitam desenvolver projetos de estágio, de intervenção e de investigação no quadro da formação de adultos, nomeadamente nos domínios da intervenção comunitária, da animação sociocultural, da alfabetização de adultos, da formação de formadores, do reconhecimento de adquiridos experienciais e da gestão, organização e financiamento da formação.
Educação Intercultural
Contribuir para a formação de profissionais que trabalham em educação e formação, nos mais diversos contextos, designadamente na educação escolar, na educação para a saúde, na educação familiar, na educação comunitária, proporcionando o desenvolvimento de competências para a intervenção educativa, numa perspetiva intercultural.
Formação Pessoal e Social
Preparar para uma intervenção qualificada na turma e na escola, nomeadamente no âmbito da educação para os direitos humanos e da convivialidade democrática, da educação ecológica, da educação do consumidor, da educação familiar, da educação sexual, da educação para a saúde, para a prevenção de comportamentos de risco e para a participação em diferentes instituições.
Formação e Desenvolvimento Pessoal
Preparar para uma intervenção qualificada na turma e na escola, nomeadamente no âmbito da educação para os direitos humanos e da convivialidade democrática, da educação ecológica, da educação do consumidor, da educação familiar, da educação sexual, da educação para a saúde, para a prevenção de comportamentos de risco e para a participação em diferentes instituições.
História da Educação (a Distância)
Promover uma reflexão crítica sobre alguns dos principais temas e problemas educacionais observados a partir de uma perspetiva histórica procurando, assim, estimular o reconhecimento da complexidade que caracteriza esses fenómenos e destacar as mudanças e permanências na maneira de os encarar e resolver.
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