Coordenação Científica

Apresentação

Este curso visa o desenvolvimento de capacidades de análise sistematizada e de intervenção em atividades de direção e gestão de organizações educativas, nomeadamente das organizações escolares, fundamentadas no conhecimento gerado na área da Administração e da Política Educacional.

A orientação formativa seguida prepara os estudantes para analisar e compreender a diversidade e especificidade dos contextos que definem o modo como diretores e gestores exercem as suas funções. Ademais, integra as preocupações relativas à eficácia e à tecnicidade na direção e gestão no interior de questões referentes à justiça e equidade do serviço educativo, à promoção da cidadania, da coesão social e da democracia nos contextos educativos.

Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialização, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.

O 1º ano é de natureza presencial. O 2º ano compreende a elaboração de uma dissertação de natureza científica ou de um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim.

Finalidades

Este ciclo de estudos tem em vista a qualificação profissional através do desenvolvimento de competências (de diagnóstico, de conceção, de coordenação) para o exercício de atividades de:

  • gestão em organizações do setor da administração da educação (a nível central, regional ou local);
  • gestão escolar;
  • gestão de organizações com fins educativos.

O mestrado visa, também, o desenvolvimento de competências para a realização de projetos de intervenção profissional e de pesquisa nesses contextos organizacionais.

Admissão e condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso aos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre em Educação:

  • Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal na área científica de Educação ou outra afim;
  • Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo na área científica de educação ou outra afim;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área científica da Educação que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico do Instituto de Educação;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico do Instituto de Educação.

Horário de funcionamento

No ano letivo 2019/20, prevê-se que o curso funcione à 5ª e 6ª feira, das 16h às 20h.