Coordenação Científica

Professor Doutor Domingos Fernandes

Apresentação e objetivos do curso

O curso de Mestrado na especialidade de Avaliação em Educação está organizado para formar profissionais qualificados, capazes de conceber e desenvolver processos de avaliação que sejam úteis para melhorar a qualidade da educação. Assim, para além das questões dos Fundamentos e da Natureza da Avaliação, indispensáveis para a compreensão deste domínio do conhecimento, as unidades curriculares e as tarefas que lhe são inerentes permitem desenvolver conhecimentos e práticas em áreas tais como a Avaliação das Aprendizagens, a Avaliação de Projetos e Programas, a Avaliação de Políticas Públicas e a Avaliação de Instituições. Os temas das diferentes unidades curriculares são estudados e discutidos de forma integrada, evitando redundâncias. A organização do curso na modalidade de B-Learning permite que as sessões presenciais (cerca de seis) sejam espaços privilegiados de discussão, análise e síntese dos temas que são trabalhados pelos alunos de forma autónoma, ainda que orientada e/ou apoiada pelos docentes.

Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialização, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.

Destinatários

O curso destina-se a uma grande variedade de licenciados e profissionais que já trabalhem ou pretendam vir a trabalhar em instituições em que a avaliação tenha um papel significativo. É, por exemplo, o caso dos docentes de qualquer grau de ensino, dos técnicos superiores da administração pública em geral, dos formadores em qualquer domínio, dos gestores de processos de formação, dos técnicos de departamentos de avaliação e/ou qualidade de instituições públicas ou privadas e dos técnicos de departamentos de recursos humanos. O curso responde efetivamente à crescente procura de profissionais com competências no domínio da avaliação.