outubro, 2019

25out17:00Lançamento do livro "A inovação pedagógica no contexto de uma escola pública portuguesa: O caso do projeto FAROL"17:00 Anfiteatro 2, IE-ULisboaCategorias:arquivo,Projeto inovar

Este livro analisa o caso de uma experiência inovadora desenvolvida numa pequena escola pública do 1º ciclo do Ensino Básico integrada no Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias em Torres Vedras. Esta escola iniciou a sua atividade no ano letivo de 2015/2016 e foi batizada pelos seus promotores como projeto FAROL. Independentemente de outras práticas passíveis de serem consideradas como inovadoras, um dos seus traços distintivos é o papel ativo desempenhado pelos pais, tanto no que se refere ao início do processo como às atividades desenvolvidas no quotidiano escolar, o que a aproxima do ideal de uma comunidade educativa. No conjunto, trata-se de um caso particularmente original e que merece ser estudado por todos aqueles que estão envolvidos na luta pela construção de uma escola diferente. O mergulho no quotidiano do FAROL que esta pesquisa nos proporcionou deixa, em nós, um carinho muito especial por esta experiência. Isso não significa que o que se segue seja o seu panegírico. Trata-se de um olhar próprio, necessariamente crítico e distanciado, através do qual tentámos interpretar o sentido que educadores, pais e dirigentes atribuem ao projeto e à participação que nele têm tido.

Autores do livro: Joaquim Pintassilgo, Alda Namora de Andrade

A participação é gratuita, mas sujeita à lotação da sala