outubro, 2019
Detalhe
Este livro analisa o caso
Mais
Detalhe
Este livro analisa o caso de uma experiência inovadora desenvolvida numa pequena escola pública do 1º ciclo do Ensino Básico integrada no Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias em Torres Vedras. Esta escola iniciou a sua atividade no ano letivo de 2015/2016 e foi batizada pelos seus promotores como projeto FAROL. Independentemente de outras práticas passíveis de serem consideradas como inovadoras, um dos seus traços distintivos é o papel ativo desempenhado pelos pais, tanto no que se refere ao início do processo como às atividades desenvolvidas no quotidiano escolar, o que a aproxima do ideal de uma comunidade educativa. No conjunto, trata-se de um caso particularmente original e que merece ser estudado por todos aqueles que estão envolvidos na luta pela construção de uma escola diferente. O mergulho no quotidiano do FAROL que esta pesquisa nos proporcionou deixa, em nós, um carinho muito especial por esta experiência. Isso não significa que o que se segue seja o seu panegírico. Trata-se de um olhar próprio, necessariamente crítico e distanciado, através do qual tentámos interpretar o sentido que educadores, pais e dirigentes atribuem ao projeto e à participação que nele têm tido.
Autores do livro: Joaquim Pintassilgo, Alda Namora de Andrade
A participação é gratuita, mas sujeita à lotação da sala
comentários
Ana Cláudio • Equipa pedagógica FAROL
Ana Feliciano • mãe FAROL
Gabriela Raposo • mãe FAROL
Laura Rodrigues • Vice-Presidente e Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras
Lina Batista • Equipa pedagógica FAROL
Nuno Correia • Diretor do Agrupamento de Escolas Maria Keil
Nuno Martins Ferreira • ESELx, IPLisboa
Organizado no âmbito do Projeto INOVAR
Hora
(Sexta-feira) 17:00
Localização
IE-ULisboa