fevereiro, 2019

22fev10:00- 19:00Primeiras Jornadas em Educação Artística10:00 - 19:00 Anfiteatro 1, IE-ULisboaCategorias:arquivo

Estas Jornadas procuram interrogar e problematizar as grandes questões que acompanham, na contemporaneidade, o debate em torno da educação artística. Os conferencistas propõem-se reflectir sobre os processos da criação nos diferentes contextos e níveis em que as identidades pessoais se enraízam. Abordarão tanto as narrativas de constituição de si do artista quanto as instituições que governam a cognição, a distribuição e a apropriação dos bens culturais. O objectivo das Primeiras Jornadas em Educação Artística é, assim, o de colocar em presença e em diálogo dinâmicas que muitas vezes nos surgem como antagónicas, como irredutíveis.

Também no campo das artes, tratar-se-á de pensar como as forças da liberdade e as do poder estão profundamente imbricadas. O desejo de independência e de originalidade que invadem o sujeito-a-caminho da criação não se pode afirmar fora de um quadro institucional, como o que a educação escolar configura, em que se trabalha para a padronização e a homogeneização das categorias da visualidade e das práticas artísticas. É todo um campo de ambiguidades e ambivalências, de tensões e resistências que se procurará identificar e debater.

As Primeiras Jornadas em Educação Artística decorrem no âmbito do Programa Doutoral em Educação Artística (dupla titulação Universidade de Lisboa e Universidade do Porto) e são organizadas pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

A entrada é livre, com inscrição obrigatória e sujeita à lotação da sala.

Inscrições encerradas

10.00 Abertura

Luís Miguel Carvalho ◊ Diretor do IE-ULisboa

10.15 Criação, governamentalidade e crítica: O paradigma da criatividade como forma de governo na educação