janeiro, 2019

25jan18:00Um olhar sobre a visualização na Resolução de Problemas de GeometriaSeminários de Pós-Graduação 2018/2019 - Educação XXI18:00 Sala 7, IE - ULisboaCategorias:SPg

Um olhar sobre a visualização na Resolução de Problemas de Geometria

No contexto da Matemática escolar exigem-se atividades cognitivas complexas, que fazem introduzir o gesto, a linguagem, o olhar. No domínio da Geometria, em particular, é preciso frequentemente construir, ver e raciocinar de maneira intrínseca. Talvez por esta razão, seu ensino e sua aprendizagem têm colocado muitos desafios aos professores, no sentido de compreender as dificuldades dos alunos em atividades matemáticas que envolvem o desenvolvimento dessas competências e, por outro lado, aprofundar o conhecimento matemático e didático que possibilite a integração efetiva de tarefas que potenciem essas atividades na sala de aula.

Nesse seminário, vamos nos ater mais especificamente à componente da visualização e ao papel das representações – figurais ou materiais – no raciocínio geométrico em situações de resolução de problemas. O interesse por questões em torno da capacidade de visualização ou do desenvolvimento de raciocínio espacial não é novo no campo da Educação Matemática, havendo muitas investigações nessa temática, mas os resultados dessas pesquisas e os avanços na compreensão do que envolve esses processos parecem não ter ainda visível impacto nas práticas educativas. É frequente ouvir questionamentos de professores, ansiosos por elementos que possam apoiar suas práticas, notadamente no ensino da Geometria Euclidiana espacial. Para abordar o assunto, a apresentação está organizada em duas partes: 1) caracterizar o que envolve processos de visualização com base em uma breve revisão de literatura, procurando identificar tendências de similaridade, de complementaridade ou de contradição; 2) discutir alguns episódios oriundos de produções de alunos e professores em situações de resolução de problemas geométricos, no papel e lápis ou em ambiente de geometria dinâmica.

Ana Paula Jahn

(Sexta-feira) 18:00