outubro, 2017
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Nas últimas décadas, no Brasil,
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Nas últimas décadas, no Brasil, houve uma ampliação do acesso à universidade e uma mudança no perfil do alunado brasileiro. O Seminário relata um estudo de caso sobre universitários dos cursos de Serviço Social, História, Geografia, Psicologia, Ciências Econômicas e Sociais e suas relações com o saber, baseado nas teorias de Claude Dubar sobre identidades e de Bernard Charlot sobre as relações com o saber. Usando questionários, “inventários de saber” e entrevistas para coleta de dados, buscaram-se conhecer os processos identitários desses jovens e adultos; e as mobilizações para o curso superior, a compreensão do sentido do saber acadêmico e seu valor. Ainda que muito heterogêneos, alguns estudantes foram considerados “herdeiros”, no sentido bourdiano, e outros, “figurantes”, ao modo de Michel de Certeau. Três tipos de processos de mobilização para a atividade acadêmica foram categorizados: de sujeitos que desejam adquirir uma profissão; de sujeitos empíricos; e processos de sujeitos epistemológicos. Comum a todos esses universitários é um planejamento de percursos acadêmicos a longo prazo, que lhes assegurem manutenção e/ou mobilidade social ascendente.
Eloiza Dias Neves
Universidade Federal Fluminense (UFF/ESR)
Hora
(Terça-feira) 18:00
Localização
Alameda da Universidade, Lisboa