outubro, 2018

23out18:00Estudo de aula como estratégia de desenvolvimento profissional de professoresSeminários Transdisciplinares 2018/2019 - ÁREA DE INVESTIGAÇÃO E ENSINO DE DIDÁTICA18:00 Auditório 2, IE-ULisboaCategorias:arquivo,arquivo - STd

Mais

Detalhe

Estudo de aula como estratégia de desenvolvimento profissional de professores

O estudo de aula é um processo de desenvolvimento profissional dos professores cada vez mais utilizado em numerosos países e em diferentes níveis de ensino. Decorre totalmente dentro do ambiente escolar e tem uma natureza fortemente colaborativa. Os professores assumem um papel central, desenvolvendo-se este processo formativo a partir da preparação, lecionação e reflexão coletiva sobre uma aula.

Um aspeto fundamental do estudo de aula é que se centra nas aprendizagens dos alunos e não no trabalho dos professores. Com a sua participação, os professores têm oportunidade de aprender questões em relação aos conteúdos que ensinam, às orientações curriculares, aos processos de raciocínio e dificuldades dos alunos e à dinâmica da sala de aula.

As potencialidades formativas dos Estudos de Aula e a as adaptações necessárias para tornar este processo ajustado a diversos contextos são, atualmente, um tema muito ativo da investigação sobre Formação de Professores nas mais diversas áreas disciplinares.

 

João Pedro da Ponte
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

com Mónica Baptista
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

 

 

 

Hora

(Terça-feira) 18:00

Localização

IE-ULisboa