fevereiro, 2019

26fev18:00Estudos sobre o envolvimento dos alunos na escola: novos elementos para a inclusão e a diversidadeSeminários Transdisciplinares 2018/2019 - Área de Investigação e Ensino de Currículo, Formação de Professores e Tecnologia18:00 Anfiteatro 2, IE-ULisboaCategorias:arquivo,arquivo - STd

Mais

Detalhe

Numa altura em que a comunidade científica considera o envolvimento dos alunos na escola (EAE) como uma solução para muitos dos problemas da Educação (desmotivação, indisciplina, insucesso, abandono escolar), ressalta a importância e a atualidade do estudo do EAE enquanto construto multidimensional, considerando, quer fatores familiares e escolares, quer variáveis pessoais, quer a implementação de programas para a sua promoção.

No quadro do programa de investigação Educação XXI, o EAE surge como um tema relevante e a tornar-se ativo na investigação. Assim, e considerando os dados de um projeto de investigação sobre o EAE em que participaram 12 investigadores e 6 universidades, procede-se à discussão dos resultados, indo além de pesquisas diferenciais e em que a promoção da ligação dos alunos à escola é de grande interesse para professores, alunos e pais. Será considerada ainda a necessidade de novos estudos do EAE, professado e inferido, acerca das suas oscilações e caracterização, valorizando a inclusão e a diversidade numa escola para todos.

Feliciano H. Veiga
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa