novembro, 2020
Detalhe
Comunidades de Aprendizagem
Mais
Detalhe
Comunidades de Aprendizagem Transformativa para a Inclusão Educativa
As Comunidades de Aprendizagem Transformativa (CAT) surgem aqui como uma proposta de criação de contextos de colaboração pautados por uma orientação sócio-reconstrucionista e propósitos emancipatórios, que possam dar resposta a necessidades sentidas nas escolas, dando origem a aprendizagens transformadoras dos diversos participantes.
Assim, este projeto tem como principal objetivo compreender de que forma o desenvolvimento de CAT, centradas na questão da diversidade facilita o desenvolvimento de uma escola inclusiva. Para tal, são aprofundadas parcerias entre escolas e instituições do ensino superior (IES) no sentido de desenvolver CAT procurando-se examinar os processos de construção das próprias comunidades, e os efeitos que estas comunidades têm no desenvolvimento de escolas inclusivas.
Dada a natureza participativa deste projeto, adotamos uma abordagem de Design Based Research (DBR), valorizando o foco num problema concreto que as escolas enfrentam atualmente (inclusão educativa) e o desenvolvimento de uma proposta de intervenção para transformar e implementar processos de inovação educacional. Neste contexto o processo de design e reformulação interativa e cíclica, é fundamental para promover a aprendizagem transformativa, criar conhecimento utilizável e desenvolver teorias de ensino/aprendizagem contextualizadas em ambientes escolares complexos.
Luís Tinoca
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Ana Paula Caetano
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Hora
(Terça-feira) 18:00
Localização
online - hora de Lisboa/Portugal