maio, 2019

16mai16:30Tecnologias e Robótica no Ensino BásicoSeminário Online16:30 IE-ULisboa, IE-ULisboaCategorias:arquivo

As tecnologias digitais e a robótica educativa, bem como a introdução á programação, têm vindo a ser apontadas recorrentemente como áreas potenciadoras do desenvolvimento de competências século XXI como a resolução de problemas, o pensamento crítico e a criatividade, a colaboração e comunicação, entre outras.

Assiste-se em Portugal – como em outros países da Europa e de outros continentes – à emergência de iniciativas de integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da Computer Science (CS) (nomeadamente através da iniciação à programação – coding e robótica) desde os primeiros anos de escolaridade. Estas iniciativas visam desenvolver nas crianças conhecimentos sobre tecnologias digitais através de uma variedade de aplicativos e da sua utilização responsável, na iniciação à programação, na programação de objetos tangíveis (robots e drones), através de projetos de natureza inter e transdisciplinar incidindo em temáticas muito variadas.

Este seminário pretende discutir a temática das tecnologias e da robótica no ensino básico, através da apresentação de projetos e práticas de implementação de cenários de aprendizagem que recorrem à robótica para a resolução de problemas.

Esta sessão é emitida em videodifusão: http://bit.ly/TREB2019

Devido ao elevado número de inscrições foram criadas duas salas de streaming, assim caso não consigam aceder, os participantes podem usar o seguinte link alternativo: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/235364899

Inscrições encerradas. O limite de participações foi atingido.

16h30 -16h35 Apresentação e Organização

16h35 – 16h55  Tecnologias e Robótica no Ensino Básico
João Filipe Matos e João Manuel Piedade

16h55 – 17h10 Uma História que Mete Água: O Resgate dos Oceanos