Foi publicada, em versão impressa, a primeira edição da série Sínteses de Investigação UIDEF, com recorte temporal de 2020-2023. Esta é uma publicação quadrienal, que pretende testemunhar a atividade investigativa da UIDEF na procura de inputs relevantes para o sistema científico e para apoiar processos de mudança, baseados em conhecimento, nos sistemas, políticas e práticas educacionais.

A obra é composta por quatro textos que refletem a produção científica dos membros da UIDEF em torno de quatro objetivos específicos de avanço do conhecimento:

• Melhoria do ensino e da aprendizagem em sociedades tecnologicamente avançadas – Mónica Baptista e Pedro Reis analisam os contributos da investigação UIDEF centrada nos efeitos das práticas de ensino e dos recursos educativos usados na capacitação dos jovens para uma cidadania ativa e no desenvolvimento de conhecimento de conteúdo, raciocínio e explicações dos alunos em áreas STEM.
  • Práticas de inclusão em contextos educativos – Sofia Freire e Luís Tinoca debruçam-se sobre as condições do contexto educativo e das características do aluno que favorecem a participação social e analisam como a investigação socialmente implicada promove o desenvolvimento de relações significativas entre os elementos da comunidade educativa e favorece a aprendizagem.
  • Novos modelos para a formação e o desenvolvimento profissional de professores – João Pedro da Ponte e Mariana Gaio Alves analisam os contributos da investigação UIDEF sobre as possibilidades e os constrangimentos do papel da prática profissional nos processos formativos, incidindo sobre configurações diversas, designadamente, a formação baseada na prática de cunho investigativo (com destaque para os Estudos de Aula) e a formação baseada em processos colaborativos.
  • Regulação, autonomia e accountability em educação – Luís Miguel Carvalho e Natália Alves analisam os contributos da investigação UIDEF para a compreensão da expansão do uso, pelas autoridades públicas e por atores não estatais (internacionais e nacionais), de dispositivos de avaliação do desempenho, e dos efeitos da institucionalização de uma regulação baseada nos resultados na dinâmica das políticas educativas.

A versão online das Sínteses está disponível no site do IE-ULisboa.