Concurso da FCT para a Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2020

  • 2 a 31 de março de 2020 (17h00)

Prolongamento do prazo de candidatura. Novo prazo para submissão: até 28 de abril de 2020 (17h00)

A FCT disponibilizou informação sobre o Concurso para a Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2020, que irá decorrer de 2 de março a 31 de março de 2020 (17h00, hora de Lisboa).

Os documentos do concurso (Aviso de abertura, Guião de Avaliação, Guião CIÊNCIAVITAE, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT e “O que mudou?”) estão disponíveis no sítio da FCT.

Doutoramento em Educação
As áreas de especialização com previsão de funcionamento no ano letivo de 2020/2021 disponibilizam enquadramento aos candidatos a bolseiros nos seguintes temas de pesquisa (associados a objetivos de avanço de conhecimento procurados pela UIDEF):

Administração e Política Educacional

  • Construção e concretização de políticas públicas de educação, designadamente, políticas de autonomia e accountability (Forças de Mudança em Educação)
  • Papéis e efeitos das avaliações internacionais de larga escala nos processos de regulação política e social da educação (Forças de Mudança em Educação)

Didática das Ciências

  • Estudos de Aula (Forças de Mudança em Educação)
  • Estudo da Literacia dos alunos (Educação XXI)

Didática da Matemática

  • Estudos de Aula como processo formativo (Forças de Mudança em Educação)
  • Estudo da Literacia dos alunos (Educação XXI)

Formação de Adultos:

  • Políticas e práticas de educação e formação de jovens, adultos e idosos (Forças de Mudança)
  • Processos de formação experiencial e construção identitária (Educação XXI)

Formação de Professores e Supervisão

  • Processos colaborativos de formação e supervisão no desenvolvimento de escolas inclusivas (Forças de Mudança em Educação)
  • Inovação curricular e formação em contextos de grande diversidade (Educação XXI)

História da Educação

  • História da inovação pedagógica (Educação XXI)

Psicologia da Educação

  • Desenvolvimento pessoal em contextos educacionais diversificados (Educação XXI)
  • Aprendizagens em contextos inclusivos (Educação XXI)

TIC na Educação

  • Estudo e Conceção de Ambientes de Aprendizagem Digitais, onde se incluiu o e-learning, destinados a diferente públicos, incluindo a formação inicial e contínua de professores (Educação XXI)
  • Estudo e Desenvolvimento de Competências Digitais, onde se incluiu a Literacia Informacional e Mediática (Educação XXI)