No âmbito do Ciclo de Conferências organizado pela Cátedra UNESCO Futuros da Educação e coordenada por António Nóvoa, realizaram-se entre outubro de 2023 e maio de 2024 sete conferências proferidas por alguns dos principais responsáveis internacionais na área da Educação (Leonardo Garnier, Stefania Giannini e Farida Shaheed) e alguns dos principais intelectuais e cientistas contemporâneos (António Damásio, Gert Biesta e Arjun Appadurai). O lançamento do Ciclo de Conferências foi assinalado por uma sessão que contou com a presença de Jorge Ramos do Ó e José Pedro Serra, ambos da Universidade de Lisboa, e Nina Stocco Ranieri, da Universidade de São Paulo.

Para António Nóvoa, titular da Cátedra UNESCO Futuros da Educação, este Ciclo representa um contributo significativo “para a discussão pública em torno da transformação da educação, atraindo um público diversificado para que possamos imaginar futuros educativos juntos”.

As conferências decorreram no IE-ULisboa e na Culturgest, sendo ainda transmitidas em direto com o apoio da UNESCO Brasil. Os vídeos estão agora disponíveis para visualização, com acesso a partir do site da Cátedra UNESCO Futuros da Educação, onde também é possível consultar as entrevistas aos conferencistas publicadas no Diário de Notícias.