Lúcia Gonçalves e Matilde Teixeira, estudantes da Licenciatura em Educação e Formação, foram selecionadas para a final do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores, uma iniciativa da Fundação da Juventude para apoiar a geração de ideias inovadoras e projetos empresariais que conduzam à criação de novas empresas orientadas para o mercado global.

A AFIN – Associação de Formação para a Educação Nacional foi o projeto inovador que as duas alunas apresentaram no Porto, nos dias 27 e 28 de maio de 2024, concebido e desenvolvido na unidade curricular Empreendedorismo, que integra o plano de estudos da Licenciatura em Educação e Formação. A ideia consiste numa organização formada por pessoas com necessidades educativas especiais (NEE) que prestam apoio e dão formação em escolas e em empresas abordando temas relacionados com as suas próprias NEE. O objetivo é promover a inclusão e apoiar professores e empregadores na interação com pessoas que possuem necessidades semelhantes.

No regresso, as estudantes descreveram a experiência como enriquecedora e motivadora.